quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sinal de Troisier / nódulo de Virchow

Lembram-se destes nomes da faculdade? Na altura pareciam nomes distantes, nomes estranhos que provavelmente seria equivalente a raridade. Talvez até seja verdade..confesso, isso não sei.

Hoje um doente veio a uma "consulta de urgência" porque tinha dores ao nível do omoplata. Olhei para o processo , reparei que na última consulta tínhamos acordado perder peso. "senhor X, perdeu peso? Ah sim doutora! 6 kilos." Eh la! muito bom, em tres meses 6 kilos. grande cumpridor da minha dieta pensei eu!! Bem, então sao dores não é? palpa-se aqui, mexe-se acolá, procura-se um ponto doloroso, etc..etc..pergunta-se se é mais assim ou assado, compreende-se que é apenas uma dor muscular , típica de quem passa o dia a carregar coisas ..quando o doente diz :

"dra, olhe, no outro dia reparei que tinha aqui este ganglio aumentado."

Mal ponho a vista para o local que o doente aponta, atiro a dor do ombro para bem longe. Oh céus...parece mesmo um nódulo de Virchow...

"senhor X. .. posso observa-lo mais atentamente...?"

O homem, joia de pessoa para comigo, lá se deixou observar de uma ponta a outra, sempre sem fazer grandes perguntas, sempre com um ar calmo enquanto lá o ia preparando para o facto dele ir fazer uma quantidade gigante de exames porque aquele gangliozito aumentado era meio caminho andado para um mau diagnóstico... E afinal não perdeu peso por fazer dieta...

Para os que não estão a perceber, vou colocar aqui um bocado da Wiki (n é a melhor fonte do mundo, mas para agr serve)


O linfondo de Virchow é um gânglio linfático aumentado de tamanho na região supra-clavicular esquerda. Quando encontrado diz-se que há o Sinal de Troisier.
Sinal de Troisier é o achado de um linfonodo supraclavicular esquerdo aumentado e endurecido. É indicativo de cânceres abdominais, em particular do câncer gástrico.




=/ =(


ai...pk é que existe cancro no mundo!?





0 comentários: