domingo, 12 de setembro de 2010

há mais, além harry...

Confesso, há muito que não sentia este ímpeto de escrever no blog. Não apenas uma vontade de fazer algo rotineiro, mas algo diferente: estou inspirada.

Decidi por a tocar uma música que não oiço há muito , Path of the wind do Joe Hisaishi dando assim um tom quente a este pedaço da noite e abrir o Word, porque um verdadeiro post, tem de ser escrito no Word! (senão corre-se o risco de vir o vento, salvo seja, e do post desaparecer!)

A cada dia que passa vejo que estudar o Harry não só não é fácil, como é uma autêntica prova de que somos (ou não) capazes de empinar infinitamente. Pensava eu que o curso de medicina em si já me tinha preparado para qualquer tipo de empinanço..mas estava errada.

Não posso dizer que o que leio não faz sentido nenhum. Muito pelo contrário, leio e sinto que muito do que leio já vi no dia a dia, que muito do que fiz sem saber porquê tem uma razão, que medicina é um mundo bonito. O problema é que medicina é um mundo. Um mundo gigante, maior do que podemos pensar, que dificilmente consegue ser empacotado a ponto de entrar num micro lugar num ainda menor espaço de tempo! O cérebro humano é um órgão fantástico, mas…em tão pouco tempo, é impossível aprender-se tanto. Então com a pressão que é “ter de conseguir esta ou aquela nota” é ainda mais difícil. Resultado: empina-se! Eu e muitos outros acordamos e olhamos horas a fio, num olhar meio perdido, meio vazio de qualquer tipo de sentimento feliz, e procuramos decorar. Já nem é tanto aprender, compreender…não existe assim tanto tempo: é crucial compreender o mínimo dos mínimos e decorar. Aprender…aprende-se mais tarde.

E nestas horas a fio, nós, humanos que somos vamos atrofiando todas as nossas restantes capacidades. Cada vez mais implacáveis às falhas dos que nos rodeiam, deixamos de saber o que é sentar no sofá e ver tv sem pensar que existe algo para fazer, deixamos de ver que existem outros dramas pessoais que não os nossos. Tornamo-nos amargos perante tudo e todos, perdemos a resistência que antes tínhamos para enfrentar todos os outros problemas que nos assolam. Vemos coisas a acontecerem à nossa volta, deixamos de ser convidados porque “era óbvio que ias dizer que não podias ir”, deixamos de ir porque “temos de estudar”. Vemos o mundo a acontecer…

Hoje saí. Não que não fosse sair..mas fui a um lugar que queria ir há muito.Dois anti-praia abdicaram dos seus princípios “anti”, convenceram-me/deixaram-se convencer e foram comigo à praia!

Aiiiii!! =) Apanhei sol, levei com muitas ondas (motivo pelo qual sinto o corpo todo moído), enterrei os pés na areia, levei com areia na cabeça, tirei fotos, brinquei e sorri muito. Soube bem, mesmo muito bem. Tratei de absorver o máximo de energia possível para aguentar os próximos dias de estudo. Senti que apesar de tudo o que estou a passar, mesmo com todas as minhas negligências e mudanças de humor que tenho tido à custa do estudo, tenho pessoas que estão comigo, que lutam para que todo este período custe o menos possível, que me mostram que a vida é muito mais do que este exame.

Estou cansada, vou para a cama e…recordando outros tempos, vou abrir um livro e deixar meus olhos caírem pesadamente mal sono comece a dar sinais de si.

À Joana e ao João um obrigado por me aturarem, por tornarem estes dias menos difíceis.

1 comentários:

caxemire disse...

por algum motivo, quando escrevo os posts no word, nao os consigo postar, o meu blog basicamente te q ter alguma falha no que toca aos textos, se antigamente eram os paragrafos, agora é o word!

nao tens que agradecer :)
estaremos ca para todas as tuas pausas ;) e quem sabe para um livrinho enquanto estudas também :P