terça-feira, 21 de setembro de 2010

Locais de estudo

Muita gente desconhece a importância da escolha do local de estudo. Ou então são felizardos que conseguem estudar em qualquer ambiente.
Para o bem e para o mal, o meu estudo sofre grandes influências do meio que me rodeia. Desde o barulho à companhia.
Antigamente, antes de entrar para a faculdade estudar a sério era no meu quarto, final da tarde e noite a dentro. Os tempos foram passando e com horários em que se entra às 8 da manhã, estudar de madrugada tornou-se inviável. Passei então a estudar tarde e um pedacito da noite.
Entretanto o tempo começou a escassear e passei a limitar o sono a umas meras 4 horas por dia...tudo em prol do conhecimento (ou dos mil afazeres que os prof's teimavam em dar...)
O tempo continuou a não chegar e comecei a estudar nos tempos mortos na biblioteca da faculdade...Como existem seres que têm micro bibliotecas...lá fui invadindo biblio's vizinhas...

E agora? Qual o meu local predilecto para estudar? qual o horário que mais favorece o meu estudo? 6 anos a experimentar diversas opções devem ter dado para chegar a alguma conclusão (pensam voces...e eu!)
pois bem, hoje concluí que não sei.

Gosto de Letras porque sinto que não estou sozinha nesta saga, porque todos que lá habitam me pressionam de certa forma a continuar a ler.
Gosto da biblioteca da fml porque me sinto em casa, porque existem mil e um livros na prateleira que chamam por mim, todos eles repletos de matéria, relembrando-me de que gosto de medicina.
Gosto de Geo porque mostra que nem todas as faculdades são hospitais, por respirar todo um ambiente académico que não pude experimentar na minha faculdade...por não sentir o stress que habita letras.
Gosto da Ericeira porque aí o lazer dá um tom de leveza ao estudo.
Gosto da casa da Su porque é uma mistura de estar em casa, e ao mesmo tempo existir alguém (su) que me incita a ler mais.
Gosto da minha casa, da minha sala, da minha varanda...porque é casa, porque num dia inspirado é sem dúvida o melhor lugar para estudar.

Outubro aproxima-se e apercebo-me de que se calhar não posso, nem quero estar a perder duas a três horas de viagem por dia, de que não quero pagar mais 60 euros de passe à toa, de que se calhar o melhor é largar a biblioteca como método fixo, e deixa-la para visitas ocasionais..

por isso, todos estes não sei vão ter de se converter em algo mais concreto..numa decisão...vamos a ver no que é que isto vai dar.

0 comentários: