terça-feira, 30 de agosto de 2011

O que é ser médico internista? O que é Medicina Interna?

É salvar vidas? É mudar vidas? Que vidas? É ser-se capaz de diagnosticar pneumonias, avc's e infecções urinárias? É exsanguinar doentes para ver para ver a subida de uma PCR? É fazer gasimetrias por tudo e por nada sem ligar ao estado eupneico e acianotico de um doente?

É ser-se capaz de contornar a morte, capaz de perpetuar o sofrimento de idosos acamados com antibioticoterapia de ultima geração? É ter medo de aplicar morfina, de aplicar a obstinação terapeutica? É restringir a dieta pastas sem sal , sem açucares , sem gorduras a pessoas cuja longevidade promete ser curta?

É dominar a arte da terceira idade e não saber salvar a vida de um homem jovem, pai de meninos pequeninos, cujos sintomas e resultados laboratoriais escaparam à rotina? É dar alta de forma sistemática a todos que não parecem estar a morrer à nossa frente? É esperar que estes jovens adoeçam a ponto de se assemelharem aos velhos que vemos definhar nas nossas enfermarias?

É isto?


2 comentários:

ICBM disse...

Claramente alguem teve uma má experiencia mas não considero justo generalizar assim as coisas. Tudo depende do bom senso das pessoas k temos connosco. Por isso essas fragilidades que apontas não sao da medicina interna enquanto especialidade são dos médicos com quem trabalhamos e nossas também e acontecem em todas as especialidades.

M disse...

Infelizmente em grande parte acho que sim... :(