quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Porque é que ninguém faz toques rectais?

Se achamos que a prostata de alguém está alteradita...porque carga de agua antes de pedirmos o PSA não fazemos um exame à prostata? o vulgo toque rectal?

Acho que deve ser para evitar este tipo de cenas :



4 comentários:

Jotomicron disse...

Essa cena é do mais hilariante que existe =P

E do mais sério que existe também! … lol

Meitantei Freed00my disse...

a continuacao é mais gira http://www.youtube.com/watch?v=8CYYyBRCKBU


Porque as pessoas hoje em dia não gostam de praticar boa medicina. Já nem nos que sangram se faz toque...

Sandra disse...

É um exame simples, sério, desconfortável para ambas as partes (sinceramente, há dias em que não é possível decifrar qual a parte mais incomodada...) e que pode ser bastante útil.

acho que o problema é mm o médico nao querer fazer...e nao o doente..pk esse, quando compreende a importancia da coisa até deixa fazer...

Ana disse...

Porque segundo uma RBE recente feita por uma colega credível e baseada num estudo que penso tratar-se de uma meta-análise publicado no inicio do ano, o toque rectal efectuado por um não urologista resulta num elevado nº de falsos negativos, o que é bastante alarmante devido à falsa tranquilização que damos aos doentes... Já para não falar dos falsos positivos que tb decorrem do toque, e que levam a estudos desecessários, mas isso tb ocorre com o PSA. Segundo consta, o PSA, por pior que seja, é melhor que o toque rectal feito por nós, seres imberbes que não palpamos 20 próstatas/dia para saber distinguir o bom do mau, e que nem sabemos o que estamos a palpar na maioria dos casos.

=) E eis a resposta científica altamente nerd! hihi

Beijinhos **