Uma receita porque descobri que existem mil e uma maneiras de fazer um cheese cake...porque a gabriela passa a vida a fazer cheesecakes...e porque eu e o samuel somos loucos por esta sobremesa :P
1 lata de leite condensado
1 embalagem de queijo filadelphia normal
sumo de 2 limões (limoes médios) - se acharem que aguentam 3 limoes coloquem 3 (a receita original diz 3)
500 gr morangos ou de frutos silvestres
açucar à vontade do freguês
2 folhas de gelatina (se acharem que sim :P)
1 pacote de bolacha maria
250 gr manteiga mimosa
a receita é estupidamente simples, é juntar o leite condensado ao queijo, bater bem com a batedeira e juntar o sumo dos limões.
uma nota muito importante...NAO substituam o queijo filadelphia por requeijão. Vão encontrar receitas com o requeijão...ontem experimentei tal coisa e posso garantir-vos que NAO corre bem! fica a saber a ...sei lá..não recomendo...
Bem, depois o truque é bater durante um bocadinho para que o "molho" espesse. Se quiserem (e tiverem perícia para tal, juntem 2 folhas de gelatina para ajudar a dar "forma".
Para a base, é colocar a bolacha maria no 1-2-3, fazer uma especie de farinha de bolacha e misturar com a manteiga. Confesso...quando fiz o cheese cake optei por por partir a bolacha de forma mais grosseira e simplesmente coloca-la na base. Se estou a aldrabar o cheese cake? estou...mas digo-vos uma coisa, em termos de sabor a diferença nao é por aí além e..são sempre 250 gr de manteiga a menos nas ancas!
Para o molho, novamente, é um pouco ao gosto do fregues. Eu cá usei sempre os morangos, cortei aos bocadinhos, um pouco de açucar e lume com eles! depois de ficarem meio "cozidos" desfiz com a varinha magica e pronto, foi deixar arrefecer.
Quando digo que o açucar é ao gosto do freguês é porque na pratica é mesmo assim...
Coloquem numa forma propria para este tipo de bolos (ou...como eu, coloquem onde apetecer ...quando é para consumo proprio eu prefiro improvisar, e não de andar a tentar comprar formas Xpto's ...para isso compro um cheese cake já feito!...). Bolacha em baixo, "recheio" no meio e molho de morangos no topo.
E pronto, aqui está uma receita simples e rapida.
ps: foi uma coincidencia gira entre os meus surtos de loucura na cozinha (sim...ando meio maníaca a tentar descobrir algumas coisas na cozinha) e o aparecimento do blog da ana. Ana, pode ser que o teu blog ajude a disciplinar-me e quem sabe, ensinar-me a usar estes desatinos para criar pratos e estomagos felizes!