quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vigil. Consciente?

Tenho uma política: sempre que vejo um doente falo com ele. Coma não coma não importa (e a verdade é que foi assim que dei conta do acordar de um dos meus doentes de um coma de vários dias!). Nunca sei se porventura sao ou nao capazes de me ouvir. Na dúvida..fala-se na mesma.

Numa enfermaria de medicina o grande paradigma são os doentes velhotes, os prostrados, que abrem os olhos, que olham em frente e por vezes encarando-nos e que rapidamente se desligam de nós. Vigil? sim, acho que sim...Consciente? não sei...

"aperte-me a mão se estiver a ouvir" ....e se não tiver força para apertar a mão?

lá se vao tentando varias manobras para ver se o doente tem ou não consciencia de si. Se chego a alguma conclusao? Por vezes sim...por vezes não...

mas acho que, na dúvida, todos temos direito a um "bom dia", a um "olá". Porque se estiverem conscientes..isso pode fazer uma pequena diferença.

2 comentários:

Meitantei Freed00my disse...

O sr Fernando é um pobre homem com um daqueles AVC que levam a hemiparésia. O sr infelizmente teve o azar de ficar internado na enfermaria durante a Páscoa (época das amendoas e da negligência).
Não sei se foi uma amendoa ou puro azar mas o sr lá aspirou durante este periodo e ficou com uma daquelas pneumonias que agravam o quadro neurologico para o estado de lapa (infelizmente). Sem Rx, sem análises, o sr la se ia aguentando com o seu fantastico Glasgow de 3.

Mas como esta coisas nem sempre são contadas la o sr foi fazendo um daqueles antibioticos exclusivos da cirurgia (refiro-me ao meropenem) e melhorando pouco a pouco... até abrir os olhinhos.
Claro que tambem nao se esperava assim tanta coisa do sr.
o habito no serviço (ok o meu habito) é chegar de manha e perguntar. Sr Fernando, tudo bem?
Recebendo aquelas famosas respostas do GRGRGRGRGRGR (inserir som para expectoração abundante).
Isto vendo-se que nao dava em nada la se mudou antibioticos todos, trocou-se tudo e acabou por ficar em cuidados minimos (soros por via subcutanea, gentamicina injectavel).
Bom dia sr fernando!
-bom diaaa
Claro que ainda olhei para o lado a procurar quem era o doente ventriloquo que andava pra li a brincar comigo, mas não era mesmo aquele srzito da cama 1. Lá repeti por via de duvidas e o sr la respondeu (ok nem sempre mas la esboçava de vez em quando).
Lição? Quando tudo falha experimentem a apuncutura - as injecções de genta parecem mesmo ser eficazes.

Infezlimente la o sr teve alta, num estado não brilhante, para um palheiro sem condições. Espero que muito em breve regresse a um serviço hospitalar, há coisas que parecem inevitáveis.

Sandra disse...

sabes, faz-me lembrar a historia lá do nosso doente no curry, o tal avc k entrou em coma , em que fui dizer a familia k n havia mais nada a fazer, k ja n tinha indicação sequer para reanimar...e que mais tarde saiu dali a falar! ainda que com uma coprolalia marcada...