quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Músicas

Depois de ter ouvido repetidamente músicas natalícias há duas que não desgrudam o meu ouvido: "All I want for Christmas is you" da Mariah Carey e "Have yourself a merry little Christmas" (cujos cantores desconheço o nome :s ).
Então para ver se elas me largavam decidi experimentar terapia de choque: peguei no meu discman (o coitado estava "atirado a um canto" por culpa do malvado do leitor de mp3) e pûs a tocar alguns dos cd's que andavam por aqui a "ganhar pó".
Confesso que me deu um enorme prazer voltar a ouvir músicas que por um motivo ou por outro acabaram por marcar a minha adolescência (incrível! já sou tão cota que já posso aplicar esta expressão!) E reparei numa coisa, antigamente aprendia a letra das músicas que mais gostava. Não sei bem porquê mas com o passar do tempo deixei de dar valor às letras das músicas e simultâneamente aumentei o meu lado crítico em relação à "musicalidade" das mesmas (talvez seja por isso que aprecie tanto instrumentais).
.
Acabei por tornar-me aquele tipo de pessoas que nem sabe a letra da sua música favorita... é uma vergonha, eu sei...mas é verdade. :P
Pode ser que consiga mudar. O problema é arranjar memória para as letras e lamentávelmente no meu disco rígido não há como aumentar a memória livre (não tenho reciclagem para esvaziar nem ficheiros temporários para eliminar). Bem, se calhar a solução passa por comprar uma memória externa...
Ps: antes que me acusem de dizer barbaridades aviso de que sei que a memória humana não é como a memória de um computador. O problema é que muitas vezes a minha parece mesmo uma dessas em fase de sobrelotação...

3 comentários:

Ana disse...

Dizes tu que não é uma memória dum computador, mas olha que há teorias que dizem que estamos cada vez mais a adoptar um sistema de cérebros artificiais.

Antigamente, abriamos a enciclopédia e decorávamos os factos, porque a enciclopédia não estaria mais à mão. Hoje, vamos ao google num instante, e não nos esforçamos para decorar, pk mal nos esqueçamos, confiamos plenamente na existência do google para nos esclarecer novamente.

Antigamente, memorizavam-se grandes calhamaçoes de medicina, terapeuticas e sintomas. Hoje em dia, um médico anda com o seu pocket pc no bolso, contendo centenas de grandes calhamaços, e qualquer coisita, é só espreitar e ver... Decorar para quê?

Antigamente, estudavam-se mapas para chegar do ponto A ao ponto B sem nos perdermos. Hoje em dia, temos GPSs que nos poupam o esforço...

E isto poderia continuar até mais não. Mas acho que já ilustrei isto o suficiente.

Se calhar, hoje em dia já não decoras a letra porque de facto, em querendo saber, podes sempre ir ao google num instante. Mas como vai haver google amanhã, e depois, e no dia a seguir, limitas-te a adiar essa tarefa. "Um dia eu vou lá e e vejo", e continuas apenas com a musicalidade, porque já nem tens tempo de prestar atenção ao que está a ser cantado, uma vez que ouves música ao mesmo tempo que escreves, conversas, cozinhas, estudas... Longe vão os dias em que se ouvia musica ponto. :)

Ana disse...

(E, com um comentário desse tamanho, nunca digas que o teu blog não é apreciado!)

:)

Sandra disse...

é um orgulho ter leitoras assim :D

sabes, eu nunca tinha pensado no facto de antigamente apenas ouvir musica e de actualmente ouvir música enquanto faço outras mil coisas...isso é bem possível que seja o porquê de nao saber as letras. mt bem pensado, a serio. vendo as coisas deste prisma não me parece que vá conseguir decorar letras porque longe andam os dias em que tinha tempo para simplesmente ouvir música. hoje ouvir música é obrigatoriamente um complemento de uma actividade e nao a actividade per si...o k é uma pena