terça-feira, 25 de dezembro de 2007

O verdadeiro significado do Natal

Em tempos fui catequista e como era típico, na preparação da época natalicia perguntei sempre o que é que o Natal significava (eram crianças no primeiro ano de catequese). Da primeira vez que fiz este género de pergunta fiquei surpreendida pelas crianças referirem que o Natal era apenas as prendas e o Pai Natal. Questionava sobre o que achavam que Jesus poderia ter a ver com tudo isto e elas não sabiam. Como é que não sabiam!? Eu não compreendia lá muito bem como era possível desconhecer o ponto mais crucial do Natal: o nascimento do menino Jesus. Mais do que as prendas e o Pai Natal, o Natal é a celebração do nascimento de Jesus. Então lá acabava eu por ter de ir contra todos os miudos da minha turminha e explicar que o Natal não era por causa do velhinho das barbas brancas, mas sim por causa de um senhor que vivera há muito muito tempo. Não sei se consegui convencê-las a todas, mas pelo menos tentei.
.
Cada vez mais é dificil pensar que toda esta época festiva anda à roda do nascimento de Jesus. Até mesmo quem cresceu sabendo isso tem dificuldades em pensar nisso. Existe um consumismo tão, mas tão grande em redor desta quadra festiva que chegamos mesmo a pensar que um Natal sem prendas não é Natal.
.
Afinal, no meio disto tudo o que é o espírito natalício? É o trocar de prendas? É comprar um miminho para nós mesmos?
.
Será que o Natal é apenas uma época em que temos direito a uns dias de férias?
.
O que é feito da tão célebre frase "tempo de paz e amor"?
.
Passado o Natal pergunto eu: o que é o Natal? Porque é que o comemoram? Pensem bem...

4 comentários:

Ana disse...

http://www.llerrah.com/truemeaningofchristmas.htm

Está em Inglês, mas acho que responde um pouco a essas tuas questões retóricas. É curioso perguntares isso hoje... ainda ontem estive a ler isto.. E achei bonitinho! :)

Sandra disse...

deveras curioso...

ja estive a ler e ta engraçado. aprende-se bastante sobre o natal ;)

Anônimo disse...

O Natal simplesmente não faz sentido. Nem do ponto de vista teológico, porque Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro e a Bíblia não se pronuncia sobre o assunto... nem do ponto de vista secular, porque o Natal tornou-se num fenómeno de consumismo, obrigações e um mix de símbolos pagãos :p

Anônimo disse...

um post mto profundo mas tens toda a razao o natal actualmente é só um frenesim consumista e ninguem tem tempo pa pensar no k realmente o natal significa. Na minha opiniao o natal passou a ser festa pela festa, o k historicamente n deixa de ser irónico pois o natal substituiu, a celebração do solesticio de inverno, uma festa pagã, akilo em k se acabou por converter.