terça-feira, 1 de setembro de 2009

Astronomia

Nestas férias descobri um novo hobbie: astronomia.
Não é que sempre tenha ambicionado dominar a arte do céu nocturno, mas verdade seja dita, sempre adorei olhar para o céu, seja de dia ou de noite.
Há uns dois anos (acho eu), no festival Andanças, graças à persistência da Ana, lá acabei por assistir uma sessão de observação de estrelas da Ciência Viva. Foi bastante giro, e depois daquilo pensei que tinha ganho a motivação para finalmente tentar aprender algo sobre o assunto. Mas..sabem como é a preguiça… e preguiça aliada a falta de companhia (vida de estudante de medicina e de médica recem formada é complicada..o tempo livre passa a ser canalizado para outras coisas como Dormir!!)
Conclusão, nunca mais voltei a tocar no assunto…até que, descubro alguém que afinal também gosta de olhar para o céu, e que para meu espanto percebe mais do que o normal sobre o assunto! E subitamente, em Agosto, aprendi o básico , o básico do básico do céu, coisas simples como descobrir o norte, Júpiter, a ursa maior, a ursa menor e a Cassiopeia. Até consegui descobrir a Dóris!!!! (não tentem perceber…nem encontrar….)
Aprendi que a pouco e pouco é possível olhar para o céu e de lá tirar algum tipo de informação (mais do que “meros pontinhos luminosos”).
Para os que tenham curiosidade, vontade de aprender algo mais, ou simplesmente experimentar um telescópio catita, proponho as actividades da Ciencia Viva. Estão a decorrer umas no castelo de Sesimbra que são engraçadas (foi onde fui), mas existem mais espalhadas pelo país. É só procurar e ir =D
Não se paga (das poucas coisas giras que ainda são grátis :P ), é um pc “livre de horário”, é organizado por pessoas acessíveis e simpáticas (ie, dá para fazer muitas perguntas, dúvidas tolas e daquelas Xpto), e podemos levar quem quisermos (um bom programa para levar a cara metade).
Se forem, digam qualquer coisa ;)

0 comentários: