terça-feira, 5 de outubro de 2010

100 Anos da República

São os anos da República. Ena!!! Feriado! Amanhã não acordo cedo! (bem, no fundo no fundo, para os estudante de medicina já formados - categoria estupidamente estranha a meu ver- não faz grande diferença)

Acordei. Liguei a televisão (apesar de já ter acordado cedo, lá liguei a tv e pus-me a ver o discurso do presidente da camara de lisboa (cujo nome sei, mas que teima em ficar escondido num beco qualquer do meu cérebro).
"Blá blá...blá blá..." Não estando a falar mal do discurso do senhor (ate porque mal o ouvi) decidi que estava a morrer de tédio e que ver bonecos animados era o melhor. ( e com este zapping lá perdi a cena do cartaz e das bananas do discurso)

Dia da República. yah, grande seca. quer dizer, para mim que vou fazer o mesmo de ontem e o mesmo amanhã, este dia tem impacto zero!

ERRADO.

Imaginem-se sem a República. (sim, com a salganhada que o governo anda a fazer até conseguimos imaginar uma vida melhor sem a república). Mas a sério, imaginem-se a viver numa era de monarquias. Aliás, olhem para os poucos que ainda têm esse tipo de influências no poder. Olhem para nós a seguir as dinastias, nesta altura com o nome de Duque de Bragança n sei quantos.

confesso que não sou a melhor pessoa para vir discursar sobre coisas políticas, mas, o que pretendo dizer é que, apesar da maioria de nós passar por cima deste dia, foi sem dúvida um dia que permitiu que as coisas para nós, para os nossos antepassados fossem como foram. para o bem e para o mal (penso que no global para o bem ;)

e agr sim! vou fazer algo!

10 comentários:

Meitantei Freed00my disse...

Sabes que há muitas monarquias "republicanas" por aí. Honestamente não me parece que fosse uma grande diferença ter um presidente da republica ou um rei (visto que isto há moda portuguesa acaba sempre com usurpação a torto e direito).
É sempre muito giro espalhar valores democráticos e dizer isto e aquilo mas, a bem ver, duvido muito que mesmo que tivessemos uma monarquia que ela fosse totalitarista (não me parece que na Europa algo desse género existisse).
Sim somos livres e o povo é respeitado e ouvido (uh pois tá bem). Podia ser pior ou melhor mas visto que nunca temos grande forma de comparação digamos que é o que temos por agora.
Adoro sempre os discursos do nosso primeiro ministro com a conversa anti-pessimismo e a favor da esperança. Para ser honesto no andar das coisas os debates não deviam ser feitos entre pessoas a respeitar-se mutuamente (o que no fundo nem sequer acontece verdadeiramente, mais uma falsidade que outra coisa). No andar da maré deviamos sim assistir na assembleia a uma batalha campal com murros e pontapés (claro não acontece porque somos civilizados! O que há mais civilizado que roubar a torto e direito e sem qualquer tipo de respeito pela pessoa comum?)

É sempre bom! Viva a república lol...

Meitantei Freed00my disse...

E com isto não quero dizer que a monarquia seria melhor atenção. Só sei que isto que nós temos agora é uma bela vergonha lol.

Meitantei Freed00my disse...

Mas sim sei que haverá sempre quem diga - isto é que é bom! És respeitado, interessa o que tu dizes! Votas em quem tu queres, escolhes quem tu preferes! (É uma pena é a escolha ser sempre entre os mesmos e sempre entre os piores, sempre uma pena o país estar a saque!)

Sandra disse...

Eu não disse que estávamos na era maravilha. o que temos de momento tem muitas falhas. mas...acho que ainda assim a república é algo de louvar.

estamos a falar de 100 anos de república. nao dos últimos anos em concreto

Anônimo disse...

last week our group held a similar discussion about this topic and you show something we have not covered yet, thanks.

- Laura

Meitantei Freed00my disse...

Concordo com o anonimo

icbm disse...

comemorar 100 anos de republica, não me parece que seja algo que mereça ser comemorado. A republica é uma forma de governo tal como a monarquia e os progressos ou retrocessos do pais muito provavelmente teriam acontecido independentemente do regime. Até porque em Portugal o presidente tem os poderes que a o rei exerceu durante a monarquia constitucional.
Parece muito bonito dizer que a republica trouxe democracia mas na monarquia já havia eleiçoes e parlamento, que na altura até tinha duas camaras (Senado e Camara dos Pares). Havia governo, tribunais e constituição.
Assim o que a republica trouxe para além de algumas boas intenções, que não passaram disso mesmo. Foi uma instabilidade politica monstruosa que deu origem a uma das mais longas ditaduras do seculo XX.

Sandra disse...

aiiiiiii!

ao anónimo: de nada. nao sei mt bem cm leu o post em portugues e comentou em ingles. um pc estranho. mas seja sp bemvindo

aos meninos: voces nao me deixam ficar feliz com os 100 da república pois nao? eu n pesco nada de história, política e afins, mas bolas, devemos ter ganho mais do que boas intenções com a república!

Meitantei Freed00my disse...

obvio que o anonimo é o k se chama de "spam" muito provavelmente um post automatico não relacionado

Não ganhámos nada com a república. Há quem de facto tenha ganho e continua a ganhar mas duvido que o plano deles fosse beneficiar o povo.

Sandra disse...

voces preferiam que a republica nao existisse???