sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sexo...e então?

Foi este o título da última newsletter do Pavilhão do conhecimento, e da sua mais recente exposição. Não sei muito bem o teor desta exposição, mas espero que consiga passar a mensagem ao público alvo =)
(bem, nem que seja para evitar que existam raparigas a pensar que estão grávidas por andarem na mesma piscina que um rapaz :P)

"O que é estar apaixonado? Qual a diferença entre um beijo explosivo e um beijo distraído? O que acontece ao corpo dos rapazes e das raparigas quando chegam à idade do armário? Para que servem os espermatozóides? Será que dar as mãos é fazer sexo? E podemos obrigar alguém a gostar de nós?

Rigorosa, atractiva e sem tabus. Assim é a nova exposição do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva. Sexo... e então?! explica o amor e a sexualidade de uma forma clara e divertida ao público pré-adolescente (dos 9 aos 14 anos) e também diz respeito às famílias, aos educadores e ao público em geral.

A inauguração oficial terá lugar na próxima segunda-feira, dia 18, às 18h30, e contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, e da Presidente da UniverScience, Claudie Haigneré.

Dividida em cinco grandes áreas, esta mostra tem a chancela da Cité des Sciences et de l´Industrie de La Vilette, Paris. O rigor científico dos conteúdos foi garantido pela supervisão de um grupo de especialistas em educação para a infância e adolescência que acompanharam a revisão da tradução dos textos originais.

Em Sexo... e então?! os visitantes vão poder ficar no escurinho do cinema e assistir a alguns dos momentos mais românticos da história da sétima arte, observar como reage o feto aos vários alimentos ingeridos pela mãe ou o percurso que um espermatozóide faz até fecundar um óvulo.

Os mais desinibidos poderão cantar no "chuveiro" e experimentar as alterações que a voz dos rapazes sofre na puberdade. Os apaixonados mais envergonhados vencerão a timidez escrevendo e imprimindo uma declaração de amor em jeito de poema em língua fixe ou declaração matemática. Os muito apaixonados vão conhecer a intensidade do seu amor apertando um enorme coração vermelho. Será que no amor vale tudo?

Nesta exposição, que também alerta para a questão da pedofilia, existe ainda uma área interdita aos adultos onde os mais novos poderão conhecer sem tabus o mapa do corpo masculino e feminino, aprender o que é uma erecção e saber a que se referem realmente as raparigas quando dizem que "Estão de bandeira vermelha".

Painéis explicativos mostram, através de ilustrações, como se faz sexo ou qual a função de cada contraceptivo. Será que no amor há regras?

Sexo... e então?! pode ser visitada até 28 de Agosto de 2011. Associada à exposição decorrerão actividades complementares, como debates, palestras e ateliês.

Mais informações em www.pavconhecimento.pt

Esperamos a sua visita!

6 comentários:

Meitantei Freed00my disse...

Tarada

sofia disse...

Eu gosto da parte em que há painéis que explicam como é que se faz sexo lolol

Agora a sério, acho que a educação sexual faz falta, claro que não penso que seja suposto uma criança pequenina, que nunca teve qualquer tipo de introdução ao tema de repente seja posta em contacto com imagens de pessoas nuas a fazer sexo...
Como em tudo, é preciso sensatez. Mas o sexo não deve ser um tabu, a intimidade deve ser respeitada mas o conceito geral de o que é o sexo e como é que uma mulher fica grávida toda a gente deve saber desde cedo porque é a coisa mais natural deste mundo.

sofia disse...

Que é para depois não termos jovens adultos a escrever em blogues que postar informações destas é ser tarada :p

Sandra disse...

Sim, principalmente para evitar jovens desse género!

Sabes su, fiquei curiosa. um dia destes, algures depois do exame vou lá cuscar :P

Meitantei Freed00my disse...

taradona! Ignorancia! Cegonhas, flores e regadores!

Sandra disse...

começo a ficar preocupada contigo samuel..

mas sim, tu vieste das cegonhas..mas só tu.