sábado, 23 de outubro de 2010

Tempo "perdido"

(se não for um estudante de medicina / recém licenciado em medicina/ alguém que está um pouco aflito com os mil trabalhos que anda a fazer para o seu curso /alguém que estuda desesperadamente por...sei lá, qualquer coisa que queiram, se não fôr, não vale a pena ler este post...)

No outro dia a Nair disse-me algo extremamente giro: disse para ver um filme (o comer, orar, amar). E no meio daquilo perguntei-lhe se o filme dava alento ao estudo, ao que ela respondeu que não, mas que ainda assim valia a pena ver porque enquanto víamos o filme morríamos de inveja da Julia Roberts e esquecíamos do exame.

Perante este "conselho" poderíamos ficar chocados e pensar "oh vida, falta tão pouco para o exame e está ela a dizer para perdermos tempo a ver um filme!?"
Se calhar muitos já pensam desta maneira...mas pergunto eu: como é que uma pessoa consegue estar todos os dias a olhar para o mesmo e sentir-se vivo? Todas as horas contam, é verdade, mas...a sanidade mental também é importante.
Sentir que estou a trabalhar para algo melhor, de que não estou a fazer apenas porque sim, que tenho uma vida que sonhei e não um pesadelo no qual vim parar, sentir que sei porque ando a fazer tudo isto é importante! E conseguir pensar em tudo isto exige parar um pouco e olhar para o mundo.

Uma pausa pode não tornar o estudo mais veloz, pode não dar alento ao estudo...mas pode dar alento à alma. E isso...pode fazer milagres ao estudo! (ie, não é tempo perdido)

1 comentários:

Ana disse...

100% de acordo! lembro-me que eu vi montes de episódios de séries e alguns filmes quando andava a estudar para o Harry. Nos intervalos, que era para depois voltar motivada para o estudo - a velha motivação do "ó meu deus, estou tao atrasada, tenho MESMO de estudar!"

Mas ía bem disposta, e não de mau humor. O que é fantástico!

Se quiseres companhia para ver o filme, conta comigo! =)