sábado, 21 de julho de 2007

Memoriza-formata

Tantas horas a olhar para folhas e mais folhas, que transbordam de uma informação ora útil, ora inútil, para no fim, nos perguntarem apenas meia dúzia de coisas, muitas das quais nem constam nesses calhamaços e se constam, estão como notas de rodapé...

A realidade é simplesmente esta, tanta coisa para apenas duas horas de exame!

Esta realidade está errada, muito mesmo até, mas é o que acontece na maioria dos casos. Nós estudamos e depois esquecemos. Fazemos da nossa mente um autêntico computador que tem a sua memória limitada, como se fosse necessário formatar para guardar mais informação.

Está errado porquê? Porque não é suposto esquecer!! Lógico dizem vocês, mas o que acontece é que na maior parte das vezes nós esquecemo-nos de que mais tarde aquilo pode vir a ser útil.

E é por causa deste mecanismo memoriza-formata que eu acabo por ter de aprender as mesmas coisas por várias vezes…

1 comentários:

Ana disse...

:)

Mas de cada vez que "reaprendes" qualquer coisa, essa coisa vai-se entranhando cada vez mais na tua rede neuronal, de modo a que quando acabares o 6º ano, já estará tão entranhada que já não será formatável... ou pelo menos é essa a teoria! :)

Na prática, tu só começas a aprender medicina quando acabas o curso! Porque até lá, é apenas info em grande parte inutil para te preparar para todo o conhecimento que vais adquirir DEPOIS de acabares o curso.

Não te preocupes, nenhum médico se sente capaz ao fim de 6 anos de curso, mas todos os médicos sentem-se capazes ao fim de 6 anos de trabalho e experiência.

Bom verão para ti! :D