sábado, 7 de julho de 2007

Por osmose

Ali estou eu: sentadita no meu lugar a estudar. E lá continuo eu sentadita a estudar.

Pergunto eu: estou mesmo a estudar? Pois bem, não estou. Estou é sentada a ver as folhas a passar à minha frente. Tomo consciência disso. Então que fazer?

Plano B: começar a sublinhar. Para quem pensa que sublinhar serve apenas para destacar a informação realmente importante, está redondamente enganado. Sublinhar serve para isso e muito mais! Por exemplo, no meu caso serve para ter a garantia de que estou a ler (e ainda assim não garante lá muito) e de que não ando a saltar linhas (porque é tão grande a minha atenção a ler que se saltar umas linhas ou se voltar a ler alguma nem dou por isso).
Passado algum tempo que tenho eu? Conhecimento? Não! Tenho é um conjunto de folhas coloridas à mão! É hora de passar para o plano C!

Plano C: começar a ler em voz alta. Bem, embora acabe por ficar com a garganta seca e com a sensação de estar a fazer umas figuras tristes (sim, porque ler para as paredes é um pouco estranho) devo admitir que é uma forma de estar minimamente atenta ao que estou a ler.

Por fim, quando já nada disto está a resultar, só mesmo o derradeiro plano D: encostar-me confortavelmente na cadeira, colocar as folhas ao pé de mim, e fechar os olhos, na esperança de que aprenda por osmose…

2 comentários:

Anônimo disse...

Incrível, és tal e qual eu... tirando a parte de fechar os olhos.

Jotomicron disse...

Por osmose... Boa sorte com isso!
Ahh, a osmose é tanto mais eficaz quanto maior for a diferença de concentrações entre as duas zonas, por isso:
(a) Ou estudas por um livro muito intenso e cheio de pormenores que não interessam nada; ou
(b) Antes d estudares tens de ficar muito muito burra, e deixar que a osmose actue =)

Depois de muito tentar, posso dizer que a opção (a) é muito dificil... Se obtiveres resultados com a (b) avisa, sim? ;)

*