sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Barrigada de Bejeweled

Acho que hoje não vou querer jogar mais. Estou há coisa de duas horas a jogar bejeweled de forma contínua. Devem estar a pensar na mega pontuação que fiz...pois, acontece é que para alem de não ter muitas moedas , quando me ponho a comprar boosts nao tenho sorte nenhuma. concluindo, tenho uma pontuaçao da treta

e a mão direita igual a um cubo de gelo! porque é que a mão que está com o rato do pc fica sempre gelada? alguém sabe?

samuel: faz o raio do facebook! vá, a malta gosta de ter concorrência nos rankings semanais!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Preciso de um adiantamento do meu futuro ordenado

por vários motivos, e este é só mais um!


O olhares.pt anda a fazer um curso de iniciação a fotografia. ai ai
um dia destes compro a máquina e trato de fazer uma coisita destas.

entretanto, deixo-vos uma foto de um lugar garantidamente encantador!



Juramento de Hipócrates

Cansada, mas muito orgulhosa do dia de hoje.!

Agora sim! Sinto-me parte do mundo médico!

(falta exercer...mas hey! um passo de cada vez! =)

Parabéns a todos! =)

ps: hoje andamos por lá a apertar a mão a muitas pessoas importantes, dos quais destacto o prof marcelo rebelo de sousa. e o dr gentil martins. esta semana tenho MESMO de ver o jornal de domingo da tvi

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Andar na pica

Hoje, parte do meu dia foi andar na pica. sim, andar na pica, andei a fazer aqueles maravilhosos testes de alergias onde uma pessoa estende os braços de livre e espontânea vontade para ser picada. Ao entrar na sala existiam duas crianças pequenas a fazer o teste. Tinham um ar feliz e despreocupado. Por isso quando foi a minha vez pus de lado as preocupações e cedi os meus braços à tortura.
...
foram 23?-28? picadas distribuídas nos dois braços. se doi? DÓI! e nao me venham cá com coisas. Dói sim senhores! eu tenho muitos nervos sensitivos no antebraço! aquilo doeu! e a tortura do saber que ainda faltam não sei quantas picadas....
ai tts caras feias que eu fiz...

ate podem dizer que sou piegas, mas não digam que não custa nada =( k senao fico triste!

(ok, não é uma dor fim do mundo, mas pronto, tinha de mostrar ao mundo que doía!)

btw, n tenho alergias! iupi!! =D
(a própria histamina em si teve dificuldade em causar algum tipo de reacção..)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cristiano Ronaldo - funny interview

=O mas k raio...

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

The Dog Days Are Over


Aiiiiiiiiiii!!! Foi mais ou menos assim que comecei o meu dia e será assim que o irei terminar. Com um ai longo e profundo, como se com ele procurasse expirar tudo o que tive de passar durante estes últimos dias, meses, ano!

Foram dias, demasiados dias a dizer que “não não posso”, a pensar que “devia estar a estudar”, a pensar no “não quero estudar isto”, “porque raio temos de passar por isto”… tanto que pensei… Dias a pensar no dia de amanhã, no 18 de Novembro, num futuro que depende de 2horas e meia!

Acabou. Finito. Over. Hoje, na sala 1.7 deixei todo o peso absurdo que todos os dias trazia nos ombros. De lá saiu uma Sandra frenética, cheia de vontade de viver, de ver o sol raiar, de ver os amigos, de poder sentir e agarrar os seus, de sorrir e rir só porque sim. E assim saí de lá.

Entretanto as pilhas terminam, e a pouco e pouco vou-me apercebendo da realidade. Amanhã sairá a chave provisória. Será pegar na minha chave e somar…

Hoje cheguei a casa, artilhada com quase meio quilo de gomas, talvez para combater o peso perdido durante esta fase, talvez para me animar quando souber da chave provisória, talvez apenas para sentir que existem prazeres que aprendemos na infância e que não devemos deixar de sentir. Também vim com um livro receitas de cupcakes com imagens deveras deliciosas. Se as gomas não surtirem o seu efeito posso sempre fazer como a Izzie da Anatomia de Grey que fazia bolos para ultrapassar a depressão. ;)

Aiiiiiiiiiiii….No peito trago um autêntico tornado de sentimentos.

Feliz por ter tido o apoio que tive.

Grata por ter na minha vida pessoas que tentaram a todo o custo que percurso fosse o menos difícil possível.

Vazia, porque subitamente não tenho mais nada para fazer.

Com medo, do efeito que o resultado do exame terá em mim, do próprio resultado em si.

Cansada, com uma vontade gigante de cair redonda na cama e dormir. Penso que finalmente estou cansada o suficiente para tal. Vou dormir =)

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

...

Demasiados dias a pensar no dia que está para vir
Demasiadas expectativas...

Quando me inscrevi para medicina ninguém me disse que iria ser tão difícil. tlv para alguns não o tenha sido , mas para mim foi. tb n estou a dizer que se soubesse não viria para medicina, mas pronto, estaria avisada, quiçá, preparada para isto

Não sei bem como estarei amanhã. Sei como estou hoje e não gosto. Já andei a brincar no facebook, a tentar iludir a minha mente e ver se conseguir acalmar-me um pouquito. Pequenos artifícios sem qualquer tipo de sucesso. Talvez tente comer algo, caramba, tenho de tomar o pequeno almoço, ver bonecos animados (que invadiram o facebook!) e tentar animar-me um pouco. ou...iludir-me por uns instantes.

O pior dia não é amanhã. Amanhã estarei com os meus amigos, os que também estão a passar pelo mesmo. amanhã, algures no momento X, estarei tão stressada e tão ocupada que serei incapaz de pensar no momento em si. Será responder e mais nada. e mesmo que desespere...amanhã não terei muitas horas para tal. Por isso, entre hoje e amanhã, hoje é o pior dos dois. A consciencia do quase faz com que me aperceba da inutilidade de estudar umas horas mais, e acelera este coraçãozinho. aiiiiii..!maldito exame!
(Claro, as horas após o exame serão um autêntico martírio. mas nessas não quero pensar agora...)

Apetece-me dormir...e só acordar amanhã!

ps: se fores um estudante de medicina prestes a realizar este exame...não leias. só servirá como fonte de desmotivação. ou então lê e faz-me companhia neste estado de espírito.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

#603



rijksmuseum, amsterdam

O que pode fazer a partir daqui:

domingo, 14 de novembro de 2010

Se medicina não dêr certo...

dedico-me a outras artes....

sábado, 13 de novembro de 2010

Um final de dia à maneira

Farta de só ver medicina em tudo o que é série e sei lá o quê...nada como voltar ao passado e tentar adormecer vendo um pouco de Inspector Gadjet.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Harry num minuto

Se existem livros capazes de compilar toda a astronomia num minuto...porque raios não existe um "Harry num minuto" ?

E não me venham dizer que o harry é maior do que o universo...

Antigamente...

Antes, tínhamos 4, 5 exames. talvez mais. Todos em mês e meio (já não sei bem se tínhamos mais ou menos tempo...)

Tínhamos matéria de todas as cores, formas e feitios, todas com mil e uma coisas para empinar, dossiers lindos para ler e sublinhar

E uma semana de distância entre cada um destes exames (e uma semana era um optimo tempo de intervalo)

Agora, temos uma semana, não para ler a matéria desde o zero, mas para fazer revisões. E a sensação que todos temos é que é pouco tempo.

Estranho...como as coisas mudam.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

já não tenho guitarra

Foi chegar a casa e ver que a minha guitarra tinha morrido (ie, tava partida)

snif

podia ter o pior som do mundo, podia ser de um castanho não bonito...

mas era a minha guitarra, na qual aprendi a fazer uns acordes, com a qual animei a minha banca de venda, a guitarra que já acompanhou muitos e muitos aniversários cantantes

snif, quero a minha guitarra de volta!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

OM.pt


Finalmente encontro o meu nome no site da Ordem dos Médicos!

Já sou médica.pt!

Alguém sabe-me dizer onde é que trato dos bilhetes para a cerimónia? É para dizermos o quê aonde? perdi a carta que trazia isso escrito...

E pronto, toda a alegria termina aqui porque hoje, mais precisamente no final da tarde de hoje, deixei-me abater pela dura realidade que tenho pela frente: falta pouco, muito muito pouco..tão pouco que até doi a alma

Vou deixar-me levar pelo stress..não de livre e espontânea vontade, mas porque já não há nada a fazer.
Bem, e agora...tentar responder a umas questões para depois dormir um bocadito.


domingo, 7 de novembro de 2010

Calogero, Stanislas - La Débâcle Des Sentiments



"O título significa literalmente 'o rompimento dos sentimentos' e fala das idas e vindas do amor, dos relacionamentos. O amor é um campo de batalha onde travamos uma guerra constante, mas ai ele propõe um fim ao conflito e que se assine um acordo de paz. A instrumentação ficou perfeita, o piano, as guitarras que dão o climax, a voz dos intérpretes melodiosas e intensas formam um conjunto todo harmônico bastante agradável."

Espero que apreciem a melodia.

bjinhos a todos

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

os meus 90 minutos dourados

Num dia em que desejei mil vezes um ansiolítico, um hipnoindutor e amnésia q.b. decidi que o melhor é falar do melhor pedaço do meu dia. Os últimos 90 minutos.
(se tivessem sido 60 poderia ter chamado de "golden hour" ... mt harry...)

Não em modo de compensação, mas talvez para me animar um pouco hoje, tive a sorte de chegar a casa num instante e à chegada ter uma bela dourada para jantar. Comi-a...devorei-a em 20?15 minutos. Soube mesmo bem, não só por estar extraordináriamente saborosa, mas também por finalmente ter tido um ataque de fome! Estava a precisar de ter fome. (não se preocupem, continuo redondinha)

Enquanto me deliciava a comer esta dourada apercebi-me de que quando gostamos de um prato, não esquecemos esse prato. Lembrei-me de uma belíssima dourada que comi num restaurante na Ericeira à beira da praia com a Su e sua família. Belíssima dourada. Lembrei-me também de um inesquecível arroz de marisco que comi num restaurante em Odivelas, Salero. Muito catita, com um ambiente acolhedor e com optimos pratos. O seu maior defeito foi ter deixado de fazer esse belíssimo arroz de marisco...

(Apesar de existirem mil douradas para comer, mil de arroz de marisco...existe sempre um que se destaca no meio de todos.)

ps: o texto foi escrito num zás e não foi nem vai ser revisto. Hoje não estou para isso. amanhã talvez.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Exame de simulação - Perguntas

Aos que decidiram não fazer o exame, aos que fizeram mas até gostariam de rever as questões , ficam aqui umas quantas de lá.
Afinal sempre acabei por fazer, mas, não fiz tudo. 1. pk a net foi-se embora; 2. porque assim poderia olhar para o resultado e tirar conclusões sobre os meus conhecimentos. Assim..não há muito que possa fazer.

Relativamente à anemia megaloblástica em contexto pediátrico, assinale a opção falsa:

Nas crianças ocidentais, a síndrome de Imerslund-Gräsbeck é a causa mais comum de anemia megaloblástica por deficiência de cobalamina
O défice congénito de transcobalamina II cursa com anemia megaloblástica de instalação precoce com níveis séricos de vitamina B12 normais
A deficiência congénita de factor intrínseco caracteriza-se por distrofia da mucosa gástrica antral e ausência de factor intrínseco
A anemia perniciosa juvenil caracteriza-se por atrofia gástrica, acloridria e presença de anticorpos séricos anti-factor intrínseco
Os anticorpos anti-factor intrínseco maternos podem cruzar a placenta e originar uma deficiência temporária de factor intrínseco no recém-nascido.

Escolha a afirmação correcta relativamente à evolução da mielofibrose idiopática crónica:

Cerca de 10% dos doentes desenvolvem uma forma agressiva de leucemia aguda
A sobrevida é mais longa do que em doentes com policitemia vera ou trombocitose essencial
Raramente evolui para uma fase acelerada com sintomas constitucionais
A idade avançada é um factor prognóstico importante para a aceleração da doença
A sobrevida varia de acordo com manifestações clínicas específicas.

Relativamente à classificação da Organização Mundial de Saúde da leucemia mielóide aguda, qual a frase errada?

Engloba grupos distintos com base na imunofenotipagem, características clínicas, alterações citogenéticas e moleculares e morfologia celular
A leucemia mielóide aguda minimamente diferenciada apresenta marcadores de superfície celular CD13 ou CD33
A leucemia aguda megacarioblástica apresenta os marcadores de superfície celular CD41 e/ou CD61.,A classificação FAB e WHO diferem na percentagem de blastos considerados para diagnóstico LMA
A inv (16) está associada à leucemia mielóide aguda minimamente diferenciada.

Na recidiva da leucemia mielóide aguda, qual a frase certa?

A sobrevivência livre de doença para a recidiva inferior a 1 ano é idêntica à detectada para a recidiva superior a 1 ano
O transplante de progenitores hematopoiéticos autólogo não tem papel nos doentes em recidiva, com quimiorresistência
Para os pacientes com idade superior a 60 anos, o anticorpo anti-CD33 é uma alternativa
A mielossupressão atribuída ao gemtuzumab pode ser prevenida com uso de corticóides
A decitabina reverte metilação anormal do DNA, nas células características da leucemia mielóide aguda.

Em relação à avaliação por imunofenótipo dos linfomas, é falso que:

O HLA-DR só é negativo quando os linfócitos abandonam o centro folicular
O CD19 é um marcador B que está presente em quase todos os estádios de maturação, excepto nos plasmócitos
A TdT é uma enzima celular e um marcador útil para o diagnóstico dos linfomas do centro folicular
As células do mieloma múltiplo não expressam imunoglobulinas à sua superfície
O rearranjo das cadeias pesadas das imunoglobulinas dá-se no estádio de diferenciação pré-B.

Uma criança de 4 anos é enviada ao hematologista por apresentar blastos no sangue periférico. Tem uma história prévia de febre e odinofagia e, mais recentemente, de ptose palpebral esquerda. Trás um RX de tórax que demonstra um alargamento do mediastino. Assinale a afirmação correcta:

Não espero encontrar mais alterações no sangue periférico para além dos blastos
Neste caso a realização da punção lombar pode ser feita depois de iniciar tratamento
A massa mediastínica aponta para o diagnóstico de uma leucemia aguda de células T
Tenho uma probabilidade de cura de 35% com o tratamento com quimioterapia para as leucemias agudas
O estudo genético é fundamental porque mais de metade dos casos apresenta a t(11;18) (q21;q21).

O sistema de estadiamento de Durie-Salmon compreende todos os seguintes parâmetros, excepto um. Indique-o:

Hemoglobina
Lesões ósseas
Cálcio sérico
Creatinina
Componente M.

Em relação aos antigénios e anticorpos dos grupos sanguíneos, assinale a afirmação falsa:

Os anticorpos Rh são predominantemente IgG, sendo capazes de atravessar a barreira placentar e provocar doença hemolítica do recém-nascido
Os anticorpos anti-U são raros, visto que a maioria das pessoas expressam o antigénio U
O antigénio Kell é pouco imunogénico e o anticorpo Kell raramente tem interesse clínico
Os anticorpos do sistema Kidd podem diminuir para títulos indetectáveis nos testes pré-transfusionais, podendo produzir uma reacção hemolítica tardia
O anticorpo M é geralmente Ig M e raramente provoca doença hemolítica do recém-nascido.

Em relação à investigação diagnóstica e tratamento da embolia pulmonar, assinale a opção correcta:

A tosse e a dor pleurítica são critérios de avaliação incluídos no sistema de decisão clínica para suspeita clínica de embolia pulmonar
A presença de uma neoplasia maligna em actividade contribui com 3 pontos para o sistema de decisão clínica para suspeita clínica de embolia pulmonar
Na fase aguda, os agentes trombolíticos estão contra-indicados em doentes hemodinamicamente instáveis
Tal como os antagonistas da vitamina K, o uso de heparina não-fraccionada necessita de monitorização laboratorial e ajuste da dose
Um primeiro episódio de embolia pulmonar com uma anomalia pró-trombótica documentada implica, à partida, um tratamento a longo prazo com antagonistas da vitamina K mais prolongado do que nos casos idiopáticos.

Relativamente ao pulso venoso jugular (PVJ), assinale a afirmação falsa:

A onda a corresponde à contracção auricular direita, sendo a onda dominante
Uma deflexão y rápida sugere obstrução ao enchimento ventricular direito
A deflexão x está mais acentuada nos doentes com pericardite constritiva
A taquicardia ventricular associa-se à presença de ondas a «gigantes» irregulares
A insuficiência tricúspide associa-se a uma onda v proeminente.

O sopro de estenose valvular aórtica pode apresentar as seguintes características, excepto:

Intensidade máxima no 2.º espaço intercostal esquerdo
Aumento da intensidade e extensão com a manobra de Valsalva
Fenómeno de Gallavardin
Irradiação para as artérias carotídeas; ,Diminuição de intensidade quando o doente assume a posição ortostática.

A inversão profunda da onda T nas derivações precordiais pode significar todas as opções seguintes, excepto:

Estenose crítica da artéria descendente anterior
Miocardite
Miocardiopatia
Hemorragia subaracnoideia
Hipercalcemia.

Considerando a doença do nó SA, assinale a afirmação falsa:

Cerca de 33 a 50% dos doentes vem a apresentar taquicardia supraventricular
A incidência de fibrilhação auricular crónica em doentes com doença do nó SA diminui com a presença de pacemaker ventricular
A incidência de fibrilhação auricular crónica em doentes com doença do nó SA aumenta com a presença de hipertensão arterial
A sintomatologia nos doentes com doença do nó SA pode melhorar com o aparecimento de fibrilhação auricular
A incompetência cronotrópica é uma forma de manifestação da doença do nó SA.

Relativamente ao bloqueio AV, uma das afirmações é falsa. Assinale-a:

O bloqueio AV de primeiro grau é habitualmente infranodal
O prolongamento do intervalo AH pode ser causado por digitálicos
O bloqueio AV de segundo grau tipo Mobitz I é usualmente intranodal
Um registo intracardíaco com bloqueio na condução no sistema His-Purkinje geralmente indica necessidade de implantação de pacemaker
O intervalo HV prolongado em doentes com bloqueio de ramo assintomáticos associa-se a risco acrescido de bloqueios AV de maior gravidade.

Assinale a afirmação falsa, relativamente às taquicardias ventriculares (TV):

As TV idiopáticas originam-se habitualmente no tracto de saída do ventrículo esquerdo
As TV idiopáticas não estão associadas a morte súbita
As TV em contexto de miocardiopatia dilatada do ventrículo esquerdo não apresentam boa resposta à farmacoterapia
As TV na displasia arritmogénica do ventrículo direito habitualmente apresentam um padrão de QRS tipo bloqueio de ramo esquerdo em V1
Na síndrome de Brugada os doentes não beneficiam de bloqueadores-beta.

Na terapêutica da insuficiência cardíaca aguda, qual a opção incorrecta?

Em doentes medicados com beta-bloqueantes, a milrinona pode ser mais eficaz no aumento do débito cardíaco do que a dobutamina
A milrinona não deve ser associada a um agonista beta-adrenérgico
O efeito da dopamina é dependente da dose administrada
A utilização prolongada de noradrenalina pode causar isquemia das extremidades
A dobutamina estimula os receptores β1 e β2-adrenérgicos e tem fraca acção sobre os receptores α1-adrenérgicos, sendo por isso vasodilatador.

No que diz respeito às cardiopatias congénitas do adulto, indique qual das seguintes afirmações é incorrecta:

Nas comunicações interauriculares tipo ostium secundum, o electrocardiograma mostra desvio do eixo para a direita e um padrão rSr’ nas derivações pré-cordiais direitas
A coarctação da aorta traduz-se por hipertensão arterial nos membros superiores associada a sopro
Nos doentes com comunicação interventricular, com obstrução vascular pulmonar grave (síndrome de Eisenmenger), os sintomas detectados na idade adulta são dispneia de esforço, dor torácica, síncope e hemoptise
A cianose diferencial pode ser observada num adulto com persistência do canal arterial
A válvula aórtica bicúspide é mais comum no sexo feminino.

Em relação à estenose aórtica, identifique a afirmação verdadeira:

A ausência de sinais electrocardiográficos de hipertrofia ventricular esquerda exclui a possibilidade de a obstrução ao efluxo ventricular esquerdo ser grave
Num doente com válvula aórtica bicúspide, a presença de dilatação aneurismática da raiz da aorta ou da aorta ascendente implica a existência de estenose valvular de gravidade, pelo menos, moderada
Num doente com sopro sistólico aórtico, a ausência de calcificação valvular na radiografia do tórax sugere que a estenose aórtica não será grave
Entre os doentes com idade superior a 45 anos com indicação cirúrgica, 25% possuem doença coronária associada, requerendo procedimento de revascularização coronária no decurso da cirurgia de substituição valvular
O cateterismo cardíaco não tem usualmente utilidade na distinção entre estenose aórtica e obstrução subvalvular ao efluxo ventricular esquerdo.

Relativamente à pericardite constritiva, assinale a afirmação incorrecta:

A pericardiocentese é a única opção terapêutica eficaz
Nos países em desenvolvimento a etiologia da pericardite constritiva crónica é frequentemente tuberculosa
Em muitos doentes com pericardite constritiva crónica a causa da doença pericárdica é indeterminada
A deflexão y das pressões auriculares é a mais proeminente nesta patologia
Uma alteração hemodinâmica típica, mas não patognomónica é o sinal da raiz quadrada durante a diástole.

São causas possíveis de angina de peito, na ausência de aterosclerose coronária hemodinamicamente significativa, todas as seguintes, excepto:

Insuficiência aórtica
Cardiomiopatia hipertrófica
Insuficiência mitral
Hipertensão pulmonar
Aortite.

Relativamente a estratificação de risco no espectro da AI/EAMsST, assinale a afirmação falsa:

O score de risco TIMI compreende sete variáveis independentes e foi concebido para uma análise de um resultado combinado de morte, de eventos isquémicos e da necessidade de revascularização miocárdica
O espectro de risco da AI/EAMsST é muito variável, sendo que a mortalidade no final do primeiro mês pode atingir os 10%
A idade, a toma prévia de aspirina e a história de enfarte do miocárdio prévio são três das variáveis que compõem o score de risco TIMI
A presença de 4 variáveis do score de TIMI confere um risco de um resultado combinado de morte, reenfarte ou revascularização de aproximadamente 20% até ao 14º dia após a SCA
Uma das finalidades da estratificação de risco é a optimização do tratamento médico anti-plaquetar e anti-coagulante, se possível num contexto de uma abordagem invasiva.

Relativamente ao tratamento anti-agregante plaquetar e anticoagulante, no contexto de um EAMcST, assinale a afirmação incorrecta:

Estudos randomizados mostraram uma redução do risco relativo de morte de 50% com a utilização de aspirina versus placebo
O recurso ao clopidogrel teve um impacto prognóstico favorável quer no contexto de fibrinólise, quer no contexto de revascularização percutânea
Os inibidores das glicoproteínas IIb/IIIa parecem úteis no EAMcST submetido a intervenção coronária percutânea
A utilização de enoxaparina está associada a taxas de complicações hemorrágicas graves mais elevadas, do que a heparina clássica no EAMcST submetido a fibrinólise
A utilização de enoxaparina está associada a menos eventos isquémicos do que a heparina clássica no EAMcST submetido a fibrinólise.

Relativamente a outras causas secundárias de hipertensão arterial, é verdadeiro que:

Os doentes com coarctação da aorta, após resolução percutânea ou cirúrgica, têm esperança de vida semelhante aos controlos saudáveis
A HTA associada a apneia obstrutiva do sono pode ser controlada com ventilação não-invasiva
Os inibidores da enzima conversora da angiotensina II são contra-indicados nos doentes com estenose da artéria renal (uni e bilateral)
Cerca de 50% dos doentes com insuficiência renal crónica são hipertensos
Em doentes com taxa de depuração da creatinina ui a estenose da artéria renal significativa.

Relativamente à meningite tuberculosa, assinale a afirmação verdadeira:

A paresia dos nervos oculares é rara
Na maioria dos casos existem lesões pulmonares antigas ou um padrão miliar na radiografia torácica
São observados BAAR no esfregaço directo do sedimento de LCR em até 53% dos casos
A reacção em cadeia de polimerase (PCR) apresenta sensibilidade de até 60%
As sequelas neurológicas surgem em 35% dos casos tratados.

Relativamente à avaliação da função ventilatória, indique a afirmação falsa:

O FEF25%-75% é considerado um parâmetro mais específico de obstrução das vias respiratórias de pequeno calibre
A capacidade residual funcional (FRC) corresponde ao volume de gás presente nos pulmões no final de uma expiração normal
A complacência pulmonar e a força dos músculos inspiratórios são os principais factores que determinam a capacidade pulmonar total (TLC)
A pletismografia corporal é útil para determinar a capacidade pulmonar total (TLC) em caso de enfisema bolhoso
No caso de deformidade da parede torácica com aumento da rigidez da mesma, o Volume Residual (RV) geralmente está aumentado.

Em relação aos infiltrados pulmonares com eosinofilia, indique a afirmação correcta:

As causas mais comuns dos infiltrados pulmonares eosinofílicos são farmacológicas e parasitárias
A pneumonia eosinofílica provocada pela nitrofurantoína surge geralmente cerca de 14 dias depois da toma do fármaco
A pneumonia eosinofílica aguda idiopática pode ter causas diversas
As pneumonias eosinofílicas surgem mais frequentemente em asmáticos
A síndrome hipereosinofílica implica uma contagem de eosinófilos periféricos superior a 500/mm3.

Considerando as doenças pulmonares ambientais, assinale a afirmação falsa:

Apesar de imagiologicamente semelhante à silicose, a pneumoconiose não progride para fibrose maciça progressiva
A síndrome de Caplan inclui artrite reumatóide com nódulos pneumónicos típicos
A beriliose caracteriza-se por ser uma doença granulomatosa crónica
Na exposição ao berílio é importante o diagnóstico diferencial com sarcoidose
A resposta inflamatória presente na exposição ao berílio é do tipo hipersensibilidade retardada, ao contrário do que acontece na sarcoidose.

É diagnosticada uma pneumonia a doente internado num hospital há 7 dias, sem factores de risco para bactérias multiresistentes. Todas as seguintes escolhas são apropriadas como terapêutica empírica, com uma excepção. Indique-a:

Amoxicilina/clavulanato
Levofloxacina
Ertapenem
Ceftriaxone
Moxifloxacina.

Relativamente ao tratamento das manifestações gastrointestinais da fibrose quística, é falso que:

Na maioria dos casos a hiperglicemia surge na idade adulta
Está indicada a suplementação enzimática das enzimas pancreáticas; ,A insuficiência hepática é relativamente frequente ocorrendo em cerca de 20% dos doentes
Os agentes de contraste radiológico têm utilidade nos casos de obstrução baixa
O transplante hepático pode ser considerado em alguns doentes.

Na avaliação clínica de tromboembolismo venoso, é errado afirmar que:

A utilização de métodos de pontuação é útil na avaliação de probabilidade de evento tromboembólico
Uma dor súbita e grave na região gemelar sugere trombose venosa profunda
A embolia pulmonar periférica é mais dificilmente detectada que a embolia maciça
O prognóstico da embolia pulmonar depende não só da estabilidade hemodinâmica como também da determinação da função ventricular direita
A dor pleurítica relaciona-se mais frequentemente com embolia pulmonar leve.

Em relação às opções terapêuticas da hipoventilação, é falso que:

A administração suplementar de O2 ajuda a atenuar a hipoxemia mas pode agravar os sintomas neurológicos
A maioria dos doentes com hipoventilação crónica associada à disfunção do sistema neuro-muscular respiratório acaba por necessitar de suporte ventilatório mecânico para que o tratamento seja eficaz
A hipoventilação relacionada com os distúrbios restritivos da parede torácica pode ser controlada eficazmente pela ventilação sob pressão positiva intermitente nocturna
Na alcalose metabólica de causa respiratória não se devem corrigir os níveis de bicarbonatos inadequadamente altos para o grau de hipercapnia crónica
Nos doentes com anormalidades dos nervos e dos músculos respiratórios, a estimulação electrofrénica está contra-indicada.

Em relação às manifestações clínicas da SHAOS, é verdade que:

A sonolência diurna é perigosa e aumenta em dobro não só o risco de acidentes nas estradas mas, também, na operação de máquinas
Nos doentes com acidente vascular recente têm frequência alta de apneia durante o sono sendo, em grande parte, causadora desse acidente
A elevação da pressão arterial em doentes com SHAOS pode aumentar o risco de enfarte em cerca de 20% e o risco de acidente vascular cerebral em 40%
A SHAOS aumenta a pressão arterial média aferida em 24h podendo chegar a 10 mmHg nos doentes com episódios de dessaturação arterial de oxigénio> 20%
O tratamento dos episódios de apneia e hipopneia melhoram o prognóstico dos doentes com acidente vascular cerebral.

Na avaliação da hipercaliemia, escolha a afirmação correcta:

A nefropatia diabética só causa hipercaliemia quando em insuficiência renal grave
O bicarbonato de sódio estabiliza os potenciais de membrana diminuindo o potencial arritmogénico
Na maioria dos casos, a remoção dialítica de potássio é suficiente
As acidoses metabólicas são geralmente responsáveis por hipocaliemia ligeira
Os fármacos que inibem o sistema renina-angiotensina causam hipocaliemia independentemente da doença de base.

Em relação ao anion gap, assinale a afirmação incorrecta:

Corresponde aos aniões plasmáticos que não são geralmente mensuráveis
Obtém-se subtraindo, ao valor da concentração de sódio, o valor da concentração de bicarbonato somado ao valor do cloreto obtido na gasometria arterial
Uma acidose metabólica com um anion gap calculado de 15 corresponde a uma acidose metabólica com anion gap aumentado
Entre os aniões não mensuráveis incluem-se os fosfatos, os sulfatos e os aniões orgânicos
A hipoalbuminemia secundária a uma síndrome nefrótica está associada a um aumento do anion gap.

Em relação à regulação da taxa de filtração glomerular e seus determinantes, assinale a afirmação falsa:

A cimetidina e o trimetropim são responsáveis por uma diminuição da taxa de filtração glomerular
Os nefrónios justaglomerulares são responsáveis pelo estabelecimento de um gradiente hiperosmolar
A maior parte dos nefrónios são corticais
Uma elevação súbita na pressão arterial sistólica provoca uma contracção reflexa da arteríola aferente
O feedback tubuloglomerular altera a taxa de filtração e do fluxo tubular por vasoconstrição ou dilatação reflexa da arteríola aferente.

A hipertensão intraglomerular persistente é uma resposta adaptativa renal deletéria, que acelera a deterioração da lesão renal a longo prazo. Indique os factores responsáveis:

Vasoconstrição da arteríola eferente, mediada pela endotelina
Vasodilatação da arteríola aferente mediada pela angiotensina II
Bloqueio da síntese de prostaglandinas locais e óxido nítrico derivado do endotélio
Redução da resistência vascular renal mediada pela aldosterona
Todas as respostas são verdadeiras.

Considere a necrose tubular aguda (NTA) isquémica, e as suas 4 fases: início, ampliação, manutenção e recuperação. Indique a afirmação errada:

Na fase inicial o fluxo do filtrado glomerular é obstruído por cilindros de células epiteliais descamadas e restos necróticos
O extravasamento do filtrado glomerular através do epitélio tubular danificado começa durante a fase de ampliação
Na fase de manutenção, a taxa de filtração glomerular estabiliza-se no seu nível mais baixo, o volume urinário atinge o mínimo e as complicações urémicas podem ocorrer
A recuperação demora 1 a 2 semanas depois da normalização da perfusão renal, porque depende da regeneração de células renais
A lesão das células epiteliais pode contribuir para a persistência de vasoconstrição intra-renal, pelo denominado feedback tubuloglomerular.

São causas de IRA renal intrínseca, afectando o glomérulo ou a vasculatura renal, todas as seguintes, excepto:

Esclerodermia
Sarcoidose
Microangiopatia trombótica
Pré-eclâmpsia
Doença anti-membrana basal glomerular.

A excreção fraccionada de sódio pode ser maior que 1 na IRA pré-renal em todas as seguintes situações, excepto uma. Indique-a:

Terapêutica com AINEs
Insuficiência supra-renal
Uso de diuréticos
Insuficiência renal crónica
Síndromes perdedoras de sal.

Relativamente à homeostasia do sódio e água na DRC, assinale a afirmação verdadeira:

A hiponatremia é comum nos doentes com DRC
A hiponatremia da DRC tende a melhorar com a restrição hídrica
Os diuréticos tiazídicos têm grande utilidade nos doentes em estádios 3 a 5 da DRC
Em caso de resistência aos diuréticos de ansa é ineficaz o uso de doses mais elevadas
A metolazona não tem papel nos doentes com DRC.

Relativamente à doença óssea secundária à DRC, assinale a afirmação verdadeira:

A doença óssea adinâmica e a osteomalácia são as apresentações mais frequentemente associadas ao turnover ósseo elevado
O fósforo retido na DRC inibe a secreção de paratormona
Os níveis baixos de cálcio sérico contribuem para a estimulação da produção de paratormona
O calcitriol não influencia a secreção de paratormona
A proliferação celular da glândula paratireoidea ocorre exclusivamente por hiperplasia glandular.

Indique a afirmação falsa, relativamente à prevenção da progressão da DRC:

O estudo MDRD conseguiu mostrar benefício inequívoco da redução da ingestão proteica no atraso da progressão da doença renal
125/75 mmHg é a meta para a tensão arterial em doentes com DRC e proteinúria
Os iECA e os ARAII causam vasodilatação da arteríola eferente, reduzindo a pressão de filtração glomerular e a proteinúria
Os iECA e os ARAII podem contribuir para agravar a hipercalemia verificada na DRC
A metformina utilizada nos doentes diabéticos deve ser interrompida quando há diminuição da TFG, sob risco de causar acidose láctica.

Considerando os cateteres venosos para acesso vascular dialítico, assinale a afirmação falsa:

Os cateteres na veia femoral apresentam taxas de infecção mais elevadas
Os cateteres na veia subclávia associam-se a taxas de estenose mais elevadas
Os cateteres na veia femoral apresentam taxas de recirculação maiores quando comparados com os cateteres colocados na veia jugular interna
Os cateteres tunelizados apenas se podem colocar nas veia jugular, femoral e subclávia
A veia jugular externa é uma via de abordagem possível na cateterização venosa provisória.

A propósito da rejeição do enxerto renal, indique qual das seguintes afirmações é verdadeira:

A biopsia do enxerto raramente confirma o diagnóstico
No tratamento do primeiro episódio de rejeição aguda, os anticorpos, OKT3 e globulina anti-timócito, são a primeira opção
A metilprednisolona tem um papel marginal no seu tratamento
Febre, edema e hipersensibilidade na região do enxerto, raramente fazem parte do quadro clínico de apresentação
Os inibidores da calcineurina são fármacos seguros por induzirem vasodilatação das arteríolas aferentes.

Na glomerulonefrite pós-estreptocócica, é falso que:

Nos países Ocidentais a sua incidência tem diminuído ao ponto de se considerar esporádica
A proteinúria em faixa nefrótica é a manifestação mais frequente
A síndrome nefrítica aguda é a manifestação clínica clássica associada a glomerulonefrite aguda endocapilar
A evolução subclínica é cerca de 4-5 vezes mais frequente do que a nefrite clínica
É mais comum no sexo masculino e em crianças entre 2-14 anos de idade.

Doente do sexo masculino, 70 anos de idade, submetido a prostatectomia radical por carcinoma da próstata há 8 anos, IRC em classe II, desenvolveu recentemente uma síndrome nefrótica. Realizou-se biopsia renal que evidenciou glomeruloesclerose nodular, utilizando imunofluorescência com soro anti-cadeia leve K detectaram-se depósitos mesangiais, subepiteliais e ao longo da membrana basal tubular. Mais recentemente o doente apresentou um episódio de lombalgia direita súbita e intensa que se associou à instalação de oligúria. Perante o caso clínico apresentado, seleccione a afirmação é verdadeira:

A glomerulonefrite membranosa constitui um achado improvável face aos antecedentes
Os depósitos de cadeias leves coraram pelo vermelho-congo
A hipótese diagnóstica mais provável é uma doença por depósito de cadeias leves e uma trombose da veia renal como complicação do estado de hipercoagubilidade associada à síndrome nefrótica
A realização de angioTAC abdominal com contraste i.v. encontra-se contra-indicada pelo risco de induzir uma nefropatia de contraste
A doença por depósitos de cadeias leves ocorre mais frequentemente no caso do isótipo de cadeias leves ser lambda.

Em relação à doença de lesões mínimas, escolha a afirmação falsa:

É responsável por cerca 70-90% dos casos da síndrome nefrótica na infância
Até 30% das crianças atingidas sofrem remissão espontânea
90-95% das crianças atingidas apresentam remissão completa após 8 semanas de corticoterapia
É frequente nos linfomas não-Hodgkin
Após a puberdade o número de recidivas diminui.

No que se refere à acidose tubular renal tipo 2 (ATR2), assinale a afirmação verdadeira:

As alterações associadas à ATR2 constituem a síndrome de Fanconi que resulta a longo prazo no desenvolvimento de osteoporose
Na forma infantil verifica-se a perda isolada de bicarbonato pelos túbulos proximais
A ATR2 é um distúrbio idiopático na maioria dos casos
A acidose metabólica associada à ATR2 é facilmente corrigida pela administração de bicarbonato
O seu tratamento consiste na reposição de bicarbonato por via oral sem suplementos de potássio.

Das seguintes afirmações relativas à nefropatia por chumbo, assinale qual a falsa:

A acumulação de chumbo dentro das células renais ocorre particularmente no túbulo contornado proximal
Os níveis séricos de chumbo são o indicador mais fiável de exposição maciça ao chumbo
Os doentes com nefropatia por chumbo apresentam frequentemente hiperuricemia
A gota saturnina instala-se em cerca de metade dos doentes com nefropatia provocada pelo chumbo
A nefropatia por chumbo não é uma causa comum de doença tubulointersticial crónica.

Em relação à estenose da artéria renal, indique a afirmação falsa:

Um teste de triagem inicial é a ultrasonografia-doppler
A ausência de hipertrofia compensadora no rim contralateral deve despertar a suspeita de estenose bilateral ou doença parenquimatosa sobreposta
O controlo da pressão arterial e preservação da função renal não devem ser esperadas quando o índice de resistência do rim alvo é superior a 80%
Apesar dos avanços da terapêutica de revascularização renal percutânea, o reparo cirúrgico está indicado frequentemente
As taxas de sucesso com angioplastia transluminal percutânea convencional em doentes jovens com displasia fibromuscular são de 50% em termos de cura e melhora com controlo tensional noutros 30%.

Dos seguintes exames complementares de diagnóstico, qual apresenta maior sensibilidade no estudo da litíase urinária?

Urografia e.v., com preparação intestinal prévia
Rx renovesical digital
Ecografia com power-doppler
Cintigrama renal com MAG3
TAC helicoidal do aparelho urinário, sem contraste.

A profilaxia diária das ITU com 50mg de nitrofurantoína é eficaz nas seguintes situações clínicas, com uma excepção. Indique-a:

Prostatite crónica
Pós-operatório de prostatectomia
Mulheres com 4 ITU sintomáticas anuais
Homens com ITU diagnosticada antes dos 50 anos de idade
Após relação sexual em mulheres com infecção sintomática com relação temporal com a relação sexual.

Relativamente à hemorragia digestiva alta, assinale a afirmação incorrecta:

A incidência anual de internamento, na Europa, ronda os 0,1%
A taxa de mortalidade em doentes com menos de 60 anos sem outras comorbilidades importantes é inferior a 1%
Idade avançada é um factor preditivo independente de recidiva hemorrágica
A doença ulcerosa péptica é a causa mais frequente
A hemorragia por gastropatia erosiva, embora rara, tem quase sempre grave repercussão hemodinâmica.

O cancro colo-rectal está associado a vários factores de risco. Acerca desta afirmação, diga qual a opção verdadeira:

A polipose adenomatosa familiar é uma doença frequente
A síndrome de Lynch é uma doença autossómica dominante que afecta principalmente o cólon distal
Doentes com Doença de Chron desenvolvem mais frequentemente cancro que doentes com colite ulcerosa
O risco de cancro na doença inflamatória intestinal é maior nos primeiros anos de doença
A síndrome de Turcot está associado a neoplasias do sistema nervoso central.

Relativamente às principais indicações para endoscopia electiva, é falso que:

20% dos doentes com disfagia apresentam causa orgânica identificada em endoscopia
A endoscopia é mais sensível que o Rx baritado no diagnóstico da úlcera péptica
O primeiro exame endoscópico a realizar num doente com anemia ferropénica de origem gastrointestinal é a endoscopia digestiva baixa
Doentes com colite ulcerosa extensa devem ser submetidos a rastreio do carcinoma cólon rectal a cada 1-3 anos
Doentes com polipose adenomatosa familiar devem iniciar o rastreio do carcinoma cólon rectal aos 10-12 anos.

Em relação ao esófago de Barrett (EB), assinale a afirmação verdadeira:

Consiste na transformação do epitélio pavimentoso estratificado por epitélio glandular gástrico
Parece estar associado com o aparecimento de carcinoma pavimentoso do esófago
O diagnóstico é endoscópico, não sendo necessário a realização de biopsias
A prevalência do EB na doença do refluxo gastroesofágico varia entre 4-10%
Com terapêutica médica ocorre frequentemente regressão completa do EB.

No que se refere à infecção por Helicobacter pylori, qual é a afirmação correcta?

A bactéria fixa-se ao epitélio gástrico e invade as células
Pode causar gastrite crónica, doença ulcerosa péptica, linfoma MALT gástrico, adenocarcinoma gástrico, carcinoma gástrico difuso
É se transmissão percutânea
O teste respiratório com ureia para Helicobacter pylori tem uma alta sensibilidade e especificidade, não tendo interferência a toma recente de inibidores das bombas de protões
A pesquisa de Helicobacter pylori em estudo histológico tem uma sensibilidade de 80-90% e especificidade superior a 95%.

No que se refere à síndrome de Zollinger-Ellison, refira qual das seguintes afirmações é falsa:

25% dos gastrinomas desenvolvem-se na presença da síndrome NEM 1
Uma relação BAO-MAO > 0,6 é altamente sugestiva
O aumento na gastrina ≥ 200 pg 15 min após injecção de secretina tem sensibilidade e especificidade cerca de 50%
A ecoendoscopia pancreática tem uma sensibilidade diagnóstica de um gastrinoma primário de 80-100%
O prognóstico dos doentes com níveis de gastrina sérica > 10.000 pg/ml é mais reservado.

Qual das seguintes afirmações é correcta, no que respeita à má absorção de lactose?

É um dos vários distúrbios clinicamente importantes da absorção de carboidratos
Existem três tipos diferentes de deficiência de lactase: a deficiência primária, secundária e intermédia
A deficiência secundária ocorre em associação com doença da mucosa do intestino delgado
A deficiência intermédia é comum nos indivíduos não-caucasianos.

Acerca do Sprue celíaco, qual das seguintes afirmações é incorrecta?

A sua etiologia é desconhecida
Vários factores (ambientais, imunológicos e genéticos) parecem ser importantes e contribuir para a doença
Num doente que preenche os critérios de diagnóstico e não se verifica melhoria sintomática aquando da eliminação do glúten da dieta, deve pensar-se primariamente na manutenção da ingestão de glúten
Cerca de 50% dos doentes que exibem os achados característicos de doença celíaca responderão à restrição completa do glúten da dieta
Os não respondedores constituem um grupo heterogéneo - Sprue refractário.

Em relação ao diagnóstico diferencial entre a colite ulcerosa e a Doença de Crohn, assinale qual a afirmação verdadeira:

A presença de massa abdominal inflamatória é mais frequente na colite ulcerosa com muito tempo de evolução
É frequente observar-se doença perianal na colite ulcerosa
O perfil serológico típico de um doente com doença de Crohn é ASCA+/ANCA-
A ausência de granulomas numa peça de ressecção cirúrgica do íleo terminal, exclui Doença de Crohn
Os casos de colite indeterminada, em que não é possível a distinção entre a colite ulcerosa e a Doença de Crohn, rondam os 25%.

Em relação aos marcadores serológicos encontrados na doença inflamatória intestinal (DII), indique a afirmação verdadeira:

Os ASCA podem ser encontrados na população em geral, com uma frequência que ronda os 15%
Os doentes com colite ulcerosa ANCA+, têm maior probabilidade de apresentarem pancolite e colangite esclerosante primária
Os pANCA são positivos na grande parte dos familiares em 1.º grau de doentes com colite ulcerosa
Indivíduos com doença de Crohn com positividade para a porina C da membrana externa (Omp C) têm maior risco de desenvolver doença estenosante
Indivíduos com doença de Crohn ASCA+ desenvolvem formas de doença menos agressivas.

A propósito de prolapso rectal, indique qual das seguintes afirmações é correcta:

Na avaliação do prolapso rectal não é crucial excluir a presença de um pólipo ou tumor
É raro surgirem rectorragias
Aproximadamente 80% dos doentes com prolapso rectal apresentam obstipação
30% dos doentes apresentam síndrome de obstrução defecatória
A inércia cólica está associada em 25% dos doentes.

Em relação à isquemia intestinal aguda, indique a afirmação verdadeira:

Em mais de 75% dos casos os êmbolos localizam-se após a emergência da cólica média, a partir da mesentérica superior
A isquemia intestinal é uma entidade nosológica comum
Na cirurgia cardíaca electiva, a incidência de colite isquémica pode alcançar 35 a 40%
Os pontos de Sudeck e Griffiths são frequentemente poupados da isquemia cólica
O padrão de isquemia frequentemente não estabelece o nível da oclusão.

Relativamente aos distúrbios hereditários associados a hiperbilirrubinemias conjugadas são todas verdadeiras, excepto:

Na síndrome de Rotor existe acumulação de pigmento escuro característico no fígado
Na colestase benigna recorrente tipo 1 nunca está indicado o transplante hepático
A colestase intra-hepática familiar progressiva progride na maioria dos casos para doença hepática crónica avançada
Os ácidos biliares periféricos não estão aumentados na síndrome de Rotor
A colestase benigna recorrente nunca evolui para cirrose.

Relativamente às manifestações clínicas da hepatite viral aguda, assinale a opção falsa:

Ocorrem após um período de incubação dependente do agente etiológico em causa
A febre alta é mais frequente nas hepatites A e E
Habitualmente os sintomas constitucionais melhoram após o aparecimento de icterícia
É identificada esplenomegalia em 60% dos doentes
A exacerbação clínica aguda pode estar relacionada com o aparecimento de mutantes pré-core.

Relativamente a produção de lesões hepáticas por fármacos, assinale a afirmação falsa:

Em geral, a hepatotoxicidade é mais frequente nos indivíduos com doença hepática crónica subjacente
A toxicidade hepática dos anestésicos halogenados de 2.ª geração é, em regra, inferior à toxicidade hepática do halotano
A toxicidade dos cogumelos Amanita phalloides é uma reacção tóxica directa, dependente da dose
As medicações de ervanária, apesar de serem produtos naturais, acarretam risco de hepatotoxicidade
A dose tóxica de paracetamol depende do consumo de álcool do doente.

Considere o seguinte caso clínico: doente do sexo masculino, 42 anos, imunocompetente, que apresenta AgHBs positivo, IgG anti-HBc positivo, AgHBe positivo e ADN do VHB > 105 cópias/ml. Assinale a opção falsa:

A biopsia hepática é importante na determinação do prognóstico
A detecção de anticorpos anti-antigénio hepático solúvel é improvável
A probabilidade de conversão espontânea em hepatite crónica B não replicativa é de aproximadamente 10 a 15% ao ano
Se medicado com IFN-α (10 UM, 3x/semana) durante 16 semanas, há cerca de um terço de probabilidade de desaparecimento do AgHBe e redução dos níveis de ADN do VHB
A obtenção de resposta terapêutica sustentada é menos provável que nos doentes com AgHBe negativo.

Quanto à terapêutica da doença hepática alcoólica, escolha a hipótese verdadeira:

O pentoxifilina e os corticóides demonstraram beneficio na taxa de mortalidade destes doentes
Actualmente já não se exige abstinência alcoólica total
O transplante nunca é uma opção nestes doentes
O uso de anti-inflamatórios não esteróides tem benefício na taxa de mortalidade
O uso de corticóides está contra-indicado em mulheres com encefalopatia.

Relativamente às causas de cirrose, indique a afirmação incorrecta:

Cerca de 20% dos doentes com hepatite B crónica acabam por desenvolver cirrose
A esteato-hepatite não alcoólica tem sido identificada num elevado número de doentes com o diagnóstico de cirrose criptogénica
A maioria dos doentes com hemocromatose, homozigóticos para a mutação C282Y do gene HFE, acabam por evoluir para cirrose hepática
A doença de Wilson surge tipicamente em adolescentes e adultos jovens
Na cirrose associada à doença de Wilson, os níveis séricos de ceruloplasmina encontram-se diminuídos.

Sobre a patologia litiásica biliar, indique a afirmação correcta:

Em 5 a 10% dos doentes com colecistite aguda não há evidência de cálculos biliares
A colecistectomia profilática é geralmente indicada nos doentes diabéticos com litíase vesicular assintomática, devido ao risco elevado de complicações graves
A colecistopatia alitiásica distingue-se da disfunção do esfíncter de Oddi recorrendo a uma história clínica detalhada
A cólica biliar caracteriza-se por uma dor no hipocôndrio direito, intermitente, com duração até 5 horas e predomínio nocturno
A frequência de lesão dos canais biliares é idêntica entre a colecistectomia laparoscópica e a colecistectomia convencional.

A pancreatite aguda pode decorrer com complicações locais e sistémicas. Em relação a estas, assinale a afirmação correcta:

O abcesso pancreático é uma complicação precoce (antes das 4 semanas)
A retinopatia de Purtscher é uma complicação relativamente incomum, que se manifesta pela perda gradual e grave da visão
O líquido na ascite pancreática verdadeira tem habitualmente uma concentração de amilase entre 10 000-20 000 U/l
Os pseudoquistos ocorrem em cerca de 15% dos doentes com pancreatite aguda
Complicações renais não estão incluídas nas complicações sistémicas da pancreatite aguda.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pastéis de Belém ao pequeno almoço

Uma belíssima forma de começar o dia =)

Um obrigado ao menino capaz de tirar os meus pés do chão.
Literalmente

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Exame de simulação

Ando com uma dúvida..devo ou não fazer o exame de simulação que o site Exame da especialidade vai oferecer?

Ie, sei que estou mal preparada. E sei que parte dessa má preparação tem a ver com a minha vontade de não me stressar muito com tudo isto.
Sei também que este exame pode servir de motivação para que o meu estudo acelere..

Não sei se quero / se devo / se preciso deste factor extra para me stressar com o que está para vir...

Voces vao fazer?
(esta pergunta é válida se existir malta de medicina que esteja a ler o meu blog ..)