O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica.
(Norman Vincent)
Muitas vezes quando pedimos a opinião de uma pessoa e ela expõe os nossos defeitos / erros /etc. não gostamos. Preferimos que sejam simpáticos e falsos connosco a fim de estarmos felizes com nós mesmos.
Sem críticas não crescemos... Ficamos estanques... e felizes com o nosso próprio umbigo...
Na grande maioria as críticas são feitas por alguém que nos é próximo e que tem a confiança suficiente para tal, ou então por pessoas que se estão literalmente a marimbar para a nossa opinião. Raramente alguém tem a ousadia de fazer uma verdadeira crítica.
Porque são raros? Todos sabemos porquê: porque ninguém gosta de ser posto em causa, de ser criticado, e porque criticar verdadeiramente é meio passo para arranjar confusão!
" - Qual a tua opinião?
- Queres que seja sincera ou simpática?"
7 comentários:
eu costumo dizer as coisas num tom de brincadeira.. assim as pessoas nunca sabem se estou a gozar ou a falar a serio :) Isto pk já arranjei problemas por ser brutalmente honesto. Por vezes há mentiras que são necessárias :p
Tocas num tema com que sem duvida nos confrontamos de quando a quando. Até que ponto queremos e conseguimos lidar com a verdade? quando é que a verdade ou mentira se torna maléfica ou benéfica?
Para mim ser frontal é uma característica e não, como muitos dizem, uma qualidade ou defeito. Deve ser mediada (para não se cair no defeito dos extremos), tomadas em consideração a particularidade da situação, a própria pessoa e até que ponto a nossa resposta será correctamente interpretada. Como tu dizes... há quem tenha confiança, há quem se esteja pouco lixando, há quem tenho receio.
Por vezes a resposta mais honesta acaba por ser exactamente aquela com que terminas.
Se queres acabar sozinho e sem amigos podes tentar ser sincero mas na realidade o que todas e mesmo todas as pessoas querem é simpatia O,O
san0 sendo sincera nao contava com um comment teu :D fico muito contente por passares por ca ;)
Concordo que todas as pessoas queiram simpatia... mas não penso que o tema se esgote aí. Há quem queira saber a verdade, há quem deseje mudar aquilo que tem de menos bom e aí a pura e falsa simpatia não será bem-vinda.
Já agora... "pura e falsa" é contraditório, mas... pura simpatia no sentido de nos colocarmos na pele do outro e dizermos aquilo q gostariamos de ouvir, falsa... obviamente por não estarmos a ser correctos ao mentir.
grande verdade..
se fossem a ler os nossos pensamentos quando nos perguntam 'concordas com isto?' 'achas que ta bem? ' , nem sempre corresponderia ao que respondemos..
e porque? nem sei.. é o medo de magoar a outra pessoa, quando o podemos evitar? será mesmo? tantas 'mentirinhas' que se poderiam evitar, mas sempre é a resposta mais simpatica e mais fácil de ser dita..
Postar um comentário