quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Resumo da primeira fase

E hoje finalmente acabei a primeira fase dos exames deste semestre. Uff! Já não aguentava nem mais um dia...ou então não (mais um dia teria dado tempo para que as coisas não tivessem corrido como correram...)
Vou fazer um resumo a seguir desta mesma fase por um simples motivo: para mais tarde eu recordar
.
Cirurgia:
Exame prático: pudémos escolher o assistente! Então escolhemos IPO! Vá-se lá entender mas sempre que isso acontece temos tendência a fazer disparates...portanto, as notas atribuídas foram inferiores ao resto da população que resolver fazer o exame no HSM
Exame teórico: muito catita, cheio de perguntas estranhas tipo "o que você faria se estivesse no SU e lhe aparecesse X ou Y", coisas que ainda não nos ensinaram lá muito bem...
Mas pronto, no final a nota é que me supreendeu: um belo 15, 45!! epah, .45!!! que lamentávelmente arredonda-se para 15!

.
Neurologia:
Exame teórico: algo estranho..exame cheio de questões escritas num dialecto que eu não compreendi...mas no final a nota foi jeitosa.
Exame pratico: bem, a nota foi boa, não que me agrade a nota que tive..mas pronto, tendo em conta a nota dos outros colegas acho que só tenho é de estar contente
E com isto é provavel ficar-se com a ideia de que a nota final da disciplina foi alta, contudo o meu "adorado" profº que fez das aulas uma tortura constante (citando uma colega minha: um verdadeiro holocausto) decidiu que os seus alunos mereciam 14. Depois de ter investido horas e mais horas a estudar para as aulas práticas recebo um mísero 14!! que para além de afectar brutalmente a nota, magoa! E porque magoa?? Porque turmas que nada fizeram com os seus profs, que iam para lá na descontração conseguiram sem esforço notas belissimas como 18 ou 19! Onde anda a justiça deste mundo?!

Como cereja no topo do bolo, esta é das raras disciplinas em que a nota da pratica vale tanto como o teórico ou o pratico..portanto o belo 14 teve repercursoes drasticas na média da disciplina!...e novamente deu-me uma media giríssima: .33333-->arredonda again para baixo!


Oftalmologia:
Oral: bem, só o facto de ser oral já é mau sinal...mas pronto, tive "sorte": profs com fama de serem super simpáticos, decidiram ficar de mau humor no meu dia de exame e literalmente atirar toda a gente para baixo...


Psiquiatria:
E para terminar em grande (mts cofs cofs) fiz psiquiatria.
Este exame, que fiz hoje , correu...bem, não diria que correu, mas sim que encravou ...e mal..mt mal...
Deu para passar, com uma nota nitidamente vergonhosa tendo em conta que toda a gente tira altas notas...mas não é a nota vergonhosa que tanto me perturba, mas sim o porquê desta nota. Eu tenho a mesma historia clinica que mais uma carrada de pessoas da faculdade. Isso significa que não posso tar a inventar coisas, nem sequer a negligenciar coisas...Assim sendo, lá pus o que a doente me tinha dito. Para minha maravilha ontem um colega meu com a mesma historia foi para lá, com o mesmo prof e tirou um notão. Vendo isto uma pessoa fica esperançada ne? Mas não...ontem ao ver a historia do meu colega ele ficou com a "pulga atrás da orelha" e hoje quando viu que era a mesma historia decidiu que seria eu a esclarecer algumas das suas dúvidas existenciais. "Já ontem tinham-me dito isto, mas não compreendo. Foi você que fez este diagnóstico? Eu não concordo consigo. Isto está errado." etc..etc..Bem, foi uma cena de tortura...como é que uma pessoa explica a alguém que não nos quer ouvir de que cerca de 4 psiquiatras concordam comigo e que foi o meu próprio professor que me disse que o diagnóstico da doente era X? Como!? E como explicar que o facto de ele estar a torturar está a dar cabo da minha capacidade de raciocínio? É que não estão bem a ver: uma pessoa chega lá, com a história toda catita e a primeira coisa que ele nos diz, quase sem tocar na historia clinica, é que ele não concorda comnosco e que não compreende como que raio cheguei a aquela conclusão.

Bem, ele torturou e quando achou que já devia estar da mesma côr que a parede rematou "Bem, vocês não têm faro para isto: é necessário ter pratica clinica para poder negligenciar alguns dos paramentros do DSM (a grande biblia da psiquiatria).

(Se estou no 4 ano como é que posso dominar a parte clínica?! e ir contra o DSM?! no way!)

Bem, depois havia a outra professora, que também tinha uma panca...Palavra, toda sorridente mas depois foram facadas atrás de facadas...(ok, tive culpa em parte..a minha "sabedoria" também não era das maiores...mas a agressão psicológica não foi proporcional!!)

Bem, pode parecer que estou para aqui a dramatizar, pode parecer confuso (acredito que alguém que esteja de fora do sistema da minha faculdade entenda este post), mas foi isto que aconteceu. Detalhe: dos vários professores a dar notas, eles eram o pior par! fantástico não é? (tanta sorte junta é que não!!) Até o regente comentou que as notas dadas pelos profs tinham sido baixas...

.
Mas pronto, mal ou bem: está feito!

.

E assim termina a primeira fase que deixou marcas profundas de antissociabilidade na minha pessoa. Aliás, para combater isso, amanhã estou fora de casa. A fazer o quê não sei. Mas vou ver gente, vidas para além da minha, e esquecer por uns instantes que frequento o curso mais antissocial que conheço.

.

Às pessoas que tanto me apoiaram nos desatinos desta época, às que me chamaram à razão, às que me mandaram mails para me ajudar a descontrair, aos que estudaram comigo para que não perdesse uns quantos parafusos, aos que me tentaram acalmar nas vésperas de um exame, aos que me ajudaram a fazer as historias clinicas, aos que me ligaram para somar o seu desespero ao meu e à pessoa que mais aturou o meu mau feitio neste último mês: muito obrigada.
.
.
Aos que leram este post até ao fim:

1) Parabéns

2) Não se chateem comigo pelo tempo perdido

3) Desculpem se estiver muito confuso, mas a oral de psiquiatria ainda está a perturbar o meu raciocínio...


Ps: este é o lugar para onde quero que a minha mente vá descansar por uns tempos ;)

6 comentários:

Ana disse...

Oh céus, isto é grande! :D eu leio num momento de desespero de estudo! ;)

DESCANSA :P

Anônimo disse...

Não tens de quê! Ups nao era pra mim? Epa isto é mto incomodo cof cof. Bem o que interessa é k tas de ferias ne? :D

Anônimo disse...

bom isto pa resumo lamento m ta um bocado grande demais.
O k importa e k tas de ferias e agora podes descançar e o 1º semestre já ta feito.
Tens de ganhar forças pa um pior ainda lol ... espero k o proximo resumo k faças seja mais positivo

Sandra disse...

1)para mim é resumo...

2)ó icbm, como se pode fazer um post positivo se o senhor com a mesmo diagnóstico consegue tirar um notão e eu sou literalmente queimada viva?! nd contra ti meu caro colega, mas diz lá se não doi?!

Anônimo disse...

Mete gelo!!! ihihihih ok pronto nao me batas tava so a brincar!

O que vais fazer com essa pistola? Não para para para uf

uf

bbbbbbbbargggggggggggg

Sandra disse...

nao m confundas com os teus amigos super recomendáveis..