segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Bah!

Sabem o que é que me faz ficar maluca?
Ver malucos! Bah! Eu não tenho mesmo perfil para aquilo...

Dias como os de amanhã deveriam ser saltados no calendário...

Já agora, embora tenha tido um post anti segunda feira confesso que hoje foi um dia muy radiante! :D Aprender gestos técnicos novos é sempre algo que me põe muito bem disposta :D

Palavras para quê?

domingo, 28 de outubro de 2007

"Tô de olho!"

Este mês fartei-me de postar e comments nem vê-los...pelo menos não de forma proporcional... assim não gosto!! ;)

sábado, 27 de outubro de 2007

Achmed!!

Já não sei a quantas pessoas já mostrei este link :) para os que ainda não conhecem fica aí:
Acreditem que vale a pena :D
Obrigada calcifer
"I kill you!! I kill you!!"

Resposta ao "Porque é que temos...???"

Há já algum tempito lancei aqui no blogue um desafio aos meus caros leitores. E como boa bloguista que sou, esqueci-me de dar a resposta correcta ao mesmo (a minha cabeça já não é o que era...a idade pesa ;P)
Estas questões foram formuladas por um dos meus tutores do estágio que fiz no hospital e confesso que as respostas na altura demoraram a surgir.
E eis as tão aguardadas, cof cof, respostas:
Couro cabeludo: serve para manter o nosso cerebro quentinho quando necessario e esfriá-lo quando começamos a ferver dos neurónios. A sua mega irrigaçao é quem é o verdadeiro responsável por esta capacidade. Fenómenos de vasocontriçao, de conduçao de calor, etc... são o prato da casa. Para quem pensava que servia para ter cabelo esqueçam...esse ta ca para aquecer :)
Pestanas: servem para nos proteger das poeiras e de corpos estranhos. Esta era simples de lá chegar na medida que se tomarmos atenção as pestanas não são nada mais nada menos do que dois leques que temos :) Para além disso, a "base" das pestanas é enervada adquirindo assim sensibilidade tactil, pelo que a sua movimentaçao é sinal de que algo se aproxima dos nossos olhos. Então como mecanismo protector o nosso cerebro lá manda fechar os olhinhos :D ainda bem ne?
Sombracelhas: Afinal as sombracelhas não são para enfeitar mas sim para nos proteger. Proteger do quê perguntam voces! Para proteger do que escorrer da nossa testa (vulgarmente do nosso próprio suor). As sombracelhas acabam por desviar o suor a fim de que esta não vá atrapalhar a nossa visão. (e a pensar que há quem tire as pestanas de vez...coitaditos...)
Barba: Antigamente, mas muito antigamente, na pré-história eram os homens quem saia da caverna para ir à caça e as mulheres ficavam no quentinho. Então a mãe natureza achou que seria bom para os homens preservar um pouco mais as suas semelhanças com os primos macaquinhos. As mulheres por não necessitarem tanto de terem os lábios, as glândulas salivares, etc... tão protegidas do frio foram perdendo esses pêlos, enquanto que os homens os mantiveram. Da maneira que o planeta tem vindo a aquecer acho que é previsível que até mesmo os homens venham a perder a barba...
Bem estas respostas foram as que foram dadas para o tutor, e acredito que até possam estar incompletas, porque há sempre qualquer coisa que nos escapa. Mas procurar na net dá muito trabalho ;) e eu hoje estou com preguicite aguda!

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Addicted!


Fazer nenhum! :D

Ultimamente apetece-me fazer de tudo um pouco e de tudo nada. E estudar...nem pensar...só mesmo na biblioteca da faculdade e ainda assim...(ver os outros a estudar acaba por exercer algum tipo de pressão sobre mim...)
Hoje é um belo exemplo de como penso passar os meus próximos dias...acordei, fui passear e agora que estou em casa: net! E a fazer o quê perguntam voces! No hi5, a cuscar fotos. Raramente costumo ir ao hi5, tanto para cuscar como para actualizar, mas ultimamente é algo que tenho andado a fazer .... hihihi
Ah, para os demais que no outro dia se assustaram com as pilhas duracel com que andava, não se preocupem: já passou! Tão cedo nao conto ingerir outro café! A partir de agora é só leitinho!
Estou naquela fase em que a preguiça apoderou-se de tal maneira da minha pessoa que até sabe bem...
Acho que agora vou largar o hi5 (aquilo não tem la grande piada) e vou para o youtube...ou entao vou ver tv, que há muito que não vejo.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Cumplicidades


Somos amigos de muitas pessoas, por vezes até bastante amigas, mas só mesmo de poucas somos cumplices.


Uns fazem confidências aos amigos, outros aos familiares, há até quem as faça a desconhecidos...


Pergunto eu: quem são os nossos cúmplices?

E finalmente: o fim!

Finalmente!! Só hoje acabei o interminável trabalho de sexologia!! Uff...já não era sem tempo...

Posso considerar que a minha obra final ficou meio fraquita...tão fraquita que teve de levar uns ajustes de um anjinho (eternamente agradecida ;)

O resultado final pode não ter sido uma obra tipo Shakespeare (acho que anda mais perto da história do padre amaro hihihi) mas vale a pena ler! Pelo menos aprende-se algo ;)


"Nunca é demais reforçar o conceito de que a vida sexual de uma pessoa não é determinada pelas suas características ou capacidades físicas e que dada a integração da sexualidade à personalidade do indivíduo, ninguém é incapacitado demais para ser sexualmente activo. É necessário quebrar as barreiras, os mitos de que os deficientes motores são seres assexuais e de que perdem a sua sexualidade após o estabelecimento da doença."

domingo, 21 de outubro de 2007

sem título


Para quê?

"Tudo é vaidade neste mundo vão…
Tudo é tristeza, tudo é pó, é nada!
E mal desponta em nós a madrugada,
Vem logo a noite encher o coração!

Até o amor nos mente, essa canção
Que o nosso peito ri à gargalhada,
Flor que é nascida e logo desfolhada,
Pétalas que se pisam pelo chão!…

Beijos de amor! Pra quê?! … Tristes vaidades!
Sonhos que logo são realidades,
Que nos deixam a alma como morta!

Só neles acredita quem é louca!
Beijos de amor que vão de boca em boca,
Como pobres que vão de porta em porta!…"
Florbela Espanca - Livro de Mágoas

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Limpezas



Nestes últimos dias tenho andado a perder tempo com coisas inúteis...literalmente a perder tempo...resultado: a casa está num pandemónio. reformulando: o meu quarto é que está num pandemónio! Gostava de ter um robô só para me fazer as limpezas do quarto...isso é k era bom.

Agora para compensar tamnho desleixo vou passar o fim de semana dividida entre a oftalmologia e neurologia e as arrumações! Iupi!! :P

Mas que belo fim de semana se avizinha...

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Aulinhas!!!

Hoje foi o primeiro dia de aulas a sério, com folhas de presenças, com os amigos todos a assistir às entusiasmantes aulas teóricas...sim foi hoje! (nos outros dias as coisas não tinham sido bem bem aulas...)
Sabem que mais? Descobri que está tudo maluco. A maluquice de cada pessoa teve direito a crescer exponencialmente este Verão!! E quando digo exponencialmente acho que nao estou a fazer juz a tanta loucura ;) E se pensam que digo isto pela negativa enganam-se!!
Pelo menos já tenho a garantia de que este ano promete ser no mínimo divertido ;)
A vida é demasiado aborrecida se nós nao tivermos loucura à mistura. São necessários momentos de puro devaneio, de risos sem qualquer nexo para sermos felizes :D

Life is too short!! So, get some fun!!

domingo, 14 de outubro de 2007

Curiosidade

No Brasil, nas décadas de 1950 e 1960, o termo sueco era sinónimo de pornografia. A única razão de tal estigma era a liberdade de expressão que aquela país alcançara tão precocemente.

Ai ai que a gente se chateia!

Porque é que quando uma pessoa quer falar com alguém a estas horas da noite não há ninguém no msn?
Ai ai que a gente se chateia!

Metallica - The Unforgiven II (Piano)



Sei que parece muito estranho ter dois clips do youtube no mesmo dia...mas vale a pena...pelo menos eu acho
este jovem toca uma musica que duvido que alguém não a conheça! e toca-a de uma maneira fenomenal! Quem conhecer bem a música vai-lhe dar o devido valor!

Para ver e ouvir

sábado, 13 de outubro de 2007

Finalmente!! :D:D


Hoje é daqueles dias que ficam marcados na nossa vida. Pelo menos sinto-o como tal. Hoje andei finalmente a suturar pessoas. Até agora só tinha tido oportunidade de manusear sr. compressas, ratinhos, e pernas de porco. Mas hoje pude finalmente pegar numa pessoa! E confesso que fiquei surpreendida comigo. Correu bem demais para o que estava à espera.

Para quem neste momento está com pena dos que foram suturados por mim, digo: não estejam. Na minha e na opinião de quem está no meio as coisas correram bastante bem! Pode ser sorte de principiante (e que dura para sempre), pode ser jeito natural (claro ne?), pode ser acaso (mt improvável)…não sei…o que sei é que foi muito bom.

Para este pequeno grande feito na minha carreira de futura dra tenho de agradecer às “mãezinhas” que tomaram conta de mim neste estagio ;) Gd beijo para elas :D

(sim, “a criança está feliz”)

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

In a perfect world...

Parece ridículo! Mas ainda não começaram as aulas a sério e eu já ando com problemas com as minhas horinhas de sono... No estágio eles são simpáticos e tal, mas exigem que a gente se empenhe... conclusão: muito trabalho e poucas horas de sono. Provavelmente ando a trabalhar demais (eu sou um pouco exagerada no meu empenho :P)
seja como fôr, hoje à tarde assim que tive oportunidade de fechar os olhos dormi que nem uma pedra! (isto claro, depois de ter passado o tempo todo no comboio a lutar para não encerrar os olhos).
Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer...é o k dizem...
Alguém sabe o que acontece às pessoas que deitam tarde e erguem antes do sol nascer?

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

São dias...


São dias….não entendo a lógica destes…sem dúvida que não entendo…

É acordar e sentir que o dia vai ser fenomenal, que a nossa estrelinha da sorte vai estar a cintilar bem alto lá no céu azul…

São dias assim que marcam a diferença…até me apetece por mais enfeitada (como costumo dizer: pôr-me à arvore de natal), sair de casa a sorrir para as pessoas, de dizer olá ao senhor motorista, à senhora que distribui o jornal com ar enfadonho, aos doutores de nariz empinado…

Acordei feliz….é isso…são dias…

sábado, 6 de outubro de 2007

Simplesmente fenomenal!

Sexologia

Horas a fio, seguidas, seguidinhas a ouvir o sr professor doutor a falar de sexo. Muita gente a esta hora anda roída de inveja, mas acreditem: não vale a pena. As aulas de sexologia são daquelas que dá para jogar os mais diversos jogos de papel. Ou que então dá para por a conversa em dia... Então dada com tecnologia da antiga (nem sei se se pode chamar tecnologia...) ui ui, que maravilha!
As únicas coisas que sobraram na minha memória destas aulas fascinantes que duravam das 4 às 9 eram as magníficas expressões do senhor. Não as coloco aqui porque não quero descer o nível deste blog tão conceituado.
Pois bem, como bónus de bom comportamento e de extrema participação nas suas aulas, aqui está a primeira proposta de trabalho de todo o ano: 12 paginas escritas a arial letra 12 sem imagens e espaçamento simples sobre sexologia! reforço: 12 páginas totalmente escritas!! (é de doidos!)
Aceitam-se sugestões para o tema!!
ps: meio crédito não vale tanto sacrifício!!

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Notice - Gomez

Aqui fica a música que nos últimos dias tem andado na minha cabeça :) Vale a pena ouvir.
Obrigada joto ;)

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Nip and tuck!

Não disse? Acabei por ficar mesmo doente...mas que raio de sina a minha...
Hoje foi um dia muito particular...como resultado final foi mt positivo porque tive a oportunidade de suturar imenso, de experimentar quase todos os tipos de linhas que existem no hospital. Foi mt bom mesmo. fizemos diversos golpes numa pernita de porco e depois foi cosê-la durante toda a tarde :D
Pena este tipo de aulas não estar ao dispor de todos os alunos de medicina....mas pronto, já que tive a oportunidade gozei-a bem.
Dar pontos não é complicado. O difícil é fazer com que os bordos da ferida sejam bem posicionados...isso sim, é coisa mt mt complicada. Caso tal não aconteça : cicatriz feiosa! Tenho esperanças que com o tempo eu comece a atinar com aquilo.
Amanha se estiver a sentir-me melhor vou ver se dou um pulinho às Urgências porque aí é o único local onde tenho a oportunidade de aplicar todo o meu conhecimento ;)
Mas pronto,para isso é necessário que amanhã não esteja de cama...vamos a ver...
Ps:desculpem a falta de nexo do post, mas a constipação, gripe ou coisa que lhe valha perturba-me como um ser "bio.psico.social" :P

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Porque é que temos...???

Porque é que temos couro cabeludo?
Porque é que temos sombracelhas?
Porque é que temos (bem neste caso são mais eles...) barba?
Porque é que temos pestanas?
Bem isto é uma amostra das perguntas curiosas que me foram feitas hoje... Respondam-nas também. Mas atenção! Sejam honestos: não vale procurar em lado nenhum, se nao souberem não respondam...

As coitadinhas...

Acreditem: é mesmo assim que nos tratam lá no serviço de cirurgia...e cada vez mais vou entendendo porquê... (mas tratam-nos assim no bom sentido)

Hoje o dia foi literalmente teórico. Sim, literalmente. Estivemos a manha inteira cara a cara com um sr. dr. que decidiu que era dia de nos mostrar que nós somos muito muito ignorantes. E se hoje aprendemos não foi apenas sobre medicina: também se falou de mecânica, pc's, estética...

Embora tenhámos terminado o dia com a sensação de que não fizemos nada, eu estou contente: aprendi bastante (julgo eu...)

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Não cai

Passei a manhã inteira, inteirinha mesmo a fortalecer os alicerces do hospital!!! Por isso posso com total confiança afirmar:
O hospital não cai!

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Ready? Set....Go!

Se me contassem eu não acreditava...
Hoje foi o meu primeiro dia de aulas e estive das 8 às 21:30 seguidas a trabalhar ...Bem não foram bem seguidas, porque tive uma hora e meia de almoço que era para almoçar e para ir de um hospital para o outro, meia hora para o lanche da tarde e uns magníficos 10 minutos que deduzo que tenham sido para o jantar…

Hoje comecei o dia no hospital no serviço de cirurgia e…:
1) Quando lá chegámos descobrimos que não faziam a mínima ideia do nosso estágio…Pelos vistos a faculdade decidiu não avisar ninguém da nossa ida (isto vindo da minha faculdade já não me espanta muito…lá acontece de tudo um pouco…)
2) O meu tutor quer que faça um trabalho de avaliação extra (mesmo depois de ter dito que não fazia parte dos objectivos do estágio e de que não era exigido pela mesma…)
3) Aparentemente vão tentar tratar-me de modo semelhante aos alunos do 6º ano. Bem nisso estou mais aliviada :P rapidamente vão se aperceber que não tenho os mesmo conhecimentos que eles…
4) Vou ficar gripada… (o Dr. que acompanhei hoje estava gripado…logo também devo ficar…ai ai …ossos do ofício…). Isto lembra-me que tenho de tratar da minha vacina da gripe.

Apesar disto tudo foi muito bom retomar ao campo de acção. Por outro lado não entendo la muito do que anda a acontecer por lá o que significa…estou feita ao bife!

Na faculdade lá tive a primeira aula de neurologia…uma autêntica aula! Sem qualquer tipo de apresentação da cadeira, nem indicação de quais os manuais, …nada! Foi puro e simples despejo de matéria aliada a perguntas sobre a matéria dada nos 5 minutos antes (e que ainda não tínhamos tido tempo para digerir…)

Depois ainda tive aula de sexologia. Devido ao meu nível de exaustão (cheguei tarde demais a casa e ainda tenho de acordar cedo amanha…) isso fica para depois ;)

Pode ser que com o andar do curso me habitue a tudo isto. Mas por enquanto, não!