sábado, 27 de outubro de 2007

Resposta ao "Porque é que temos...???"

Há já algum tempito lancei aqui no blogue um desafio aos meus caros leitores. E como boa bloguista que sou, esqueci-me de dar a resposta correcta ao mesmo (a minha cabeça já não é o que era...a idade pesa ;P)
Estas questões foram formuladas por um dos meus tutores do estágio que fiz no hospital e confesso que as respostas na altura demoraram a surgir.
E eis as tão aguardadas, cof cof, respostas:
Couro cabeludo: serve para manter o nosso cerebro quentinho quando necessario e esfriá-lo quando começamos a ferver dos neurónios. A sua mega irrigaçao é quem é o verdadeiro responsável por esta capacidade. Fenómenos de vasocontriçao, de conduçao de calor, etc... são o prato da casa. Para quem pensava que servia para ter cabelo esqueçam...esse ta ca para aquecer :)
Pestanas: servem para nos proteger das poeiras e de corpos estranhos. Esta era simples de lá chegar na medida que se tomarmos atenção as pestanas não são nada mais nada menos do que dois leques que temos :) Para além disso, a "base" das pestanas é enervada adquirindo assim sensibilidade tactil, pelo que a sua movimentaçao é sinal de que algo se aproxima dos nossos olhos. Então como mecanismo protector o nosso cerebro lá manda fechar os olhinhos :D ainda bem ne?
Sombracelhas: Afinal as sombracelhas não são para enfeitar mas sim para nos proteger. Proteger do quê perguntam voces! Para proteger do que escorrer da nossa testa (vulgarmente do nosso próprio suor). As sombracelhas acabam por desviar o suor a fim de que esta não vá atrapalhar a nossa visão. (e a pensar que há quem tire as pestanas de vez...coitaditos...)
Barba: Antigamente, mas muito antigamente, na pré-história eram os homens quem saia da caverna para ir à caça e as mulheres ficavam no quentinho. Então a mãe natureza achou que seria bom para os homens preservar um pouco mais as suas semelhanças com os primos macaquinhos. As mulheres por não necessitarem tanto de terem os lábios, as glândulas salivares, etc... tão protegidas do frio foram perdendo esses pêlos, enquanto que os homens os mantiveram. Da maneira que o planeta tem vindo a aquecer acho que é previsível que até mesmo os homens venham a perder a barba...
Bem estas respostas foram as que foram dadas para o tutor, e acredito que até possam estar incompletas, porque há sempre qualquer coisa que nos escapa. Mas procurar na net dá muito trabalho ;) e eu hoje estou com preguicite aguda!

2 comentários:

Anônimo disse...

então até me safei...pelo menos nas duas primeiras, às quais respondi... :P

Sandra disse...

as aulinhas de anatomia tinham de servir para alguma coisa :D

desculpem lá o ar engarrafado do post mas não sei porque é que o site não me deixa por paragrafos de espaçamento...deve tar de birra comigo...ou entao não concorda com as respostas!!