sábado, 22 de janeiro de 2011

Ser ou não ser cirurgiã...eis a questão

Desde o meu 4º ano que gosto de cirurgia. Para mim é sem dúvida uma das melhores especialidades, a que é mais bela a meus olhos, a que me atrai mais. Tem arte, tem encanto e tem uma variedade que não nos deixa cair na monotonia.

Aprende-se anatomia e com base nela fazem-se cortes, ajustes e reajustes. Mas...cada pessoa tem as suas particularidades e isso obriga a que o cirurgião saiba inventar, contornar essas variações, saiba resolver o quebra cabeças.

É quase um jogo, daqueles em que vemos mil peças, em que detectamos uma fora do sítio e em que o objectivo é remover essa sem deixar todas as outras cair.

Tem arte, tem..ó se tem arte. Cada cirurgião tem a sua forma de trabalhar. Existem uns que são perfeitos cavalos no bloco (e infelizmente esses abundam...e quase picam os seus ajudantes, alunos e afins durante as cirurgias...) e existe outros em que só de vê-los a trabalhar ficamos completamente fascinados. Ainda no outro dia vi o meu tutor fazer magia em pleno bloco operatório. Pegou num bloco de ansas intestinais completamente fundidas (um bloco de bridas e afins! que a meu ver era completamente homogéneo..) e com um bisturi 5 horas depois fez renascer um intestino delgado. Magia. Pura magia.

Adoro isto. Há já algum tempo que andava esquecida do quão bonita é a cirurgia geral. E andava propositadamente esquecida. Por mil e um motivos tenho e quero ir para MGF. E se não fosse a cirurgia acho que não existiriam grandes dúvidas. Acontece é que estando num estágio em que a equipa é simpatica e amorosa (apesar de ser tratada quase carinhosamente por "duh", "coitadinha" e por "cabeça de martelo" pelo meu próprio tutor) todos tratam de me deixar sempre orientada, de estar integrada e de fazer parte da equipa. Pode ser que daqui uns tempos as coisas mudem, mas até agora as coisas têm sido assim. Um bom ambiente, uma boa equipa e um gosto antigo fazem com que comece a repensar nas minhas escolhas...

no outro dia foi-me dada a possibilidade de ser "a cirurgiã principal" (e não ajudante!) de uma cirurgia. foi uma coisa simples, mas ainda assim tive a possibilidade de o fazer. Fiz e adorei. E até mesmo o meu tutor que raramente diz uma palavra simpatica para mim (ele é mesmo assim...), até ele disse que tinha jeito para a coisa.

Até ja tenho um dos elementos da equipa a dizer que gostaria de ser meu tutor..

Sinto-me baralhada. Está difícil fugir a cirurgia. É um gosto, um gosto muito juntamente com um não posso. Não posso nem quero a vida que eles levam. E MGF também é uma especialidade que me encanta.

Só pronto...não é cirurgia...

1 comentários:

sofia disse...

Pela minha cabeça passam pensamentos semelhantes, mas em relação a outra especialidade...

Ai... Onde andas???

:(*