sábado, 1 de março de 2008

Como poupar água?

E porque poupar água não é apenas uma questão monetária, mas também ambientalista, aqui ficam umas medidas de poupança de água extraídas de um colega bloguista:
.
"Em situação normal:
- Mantenha a canalização doméstica em bom estado, evitando fugas ou perdas de água em torneiras, autoclismos, esquentadores, máquinas de lavar.
- Instale nas torneiras dispositivos reguladores de caudal que permitam reduzir os consumos de água sem retirar pressão.
- Controle os gastos através de uma leitura regular do contador e da factura da água.
.
Na casa de banho:
- Reduza a descarga do autoclismo, colocando uma garrafa de plástico cheia de água no depósito.
- Evite banhos de imersão e prefira os duches rápidos, fechando a torneira enquanto se ensaboar.
- Evite deixar a torneira aberta enquanto lavar os dentes ou fizer a barba.
- Nunca utilize a sanita como caixote do lixo e descarregue o autoclismo só quando for necessário.
.
Na cozinha:
- Utilize máquinas de lavar loiça e roupa com a carga completa. Uma máquina bem cheia consome menos água do que duas com a carga incompleta.
- De preferência, utilize máquinas de lavar com programas económicos.
- Minimize a utilização da água corrente para lavar ou descongelar alimentos, lavar a loiça ou roupa; utilize, para o efeito, o alguidar.
- Utilize a menor quantidade de água possível para cozinhar os alimentos, preferindo o vapor, o microondas ou a panela de pressão.
- Utilize a água de cozer vegetais para confeccionar sopas ou para cozer outros vegetais. LAVAR A LOIÇA COM A TORNEIRA ABERTA, DURANTE 10 MINUTOS, GASTA CERCA DE 120 LITROS DE ÁGUA, O QUE CORRESPONDE A 2 LAVAGENS COMPLETAS NA MÁQUINA DE LAVAR LOIÇA.
.
No jardim:
- Regue de manhã cedo ou no início da noite, quando a evaporação é menor.
- Reutilize a água sempre que tal seja possível (da lavagem da fruta ou de cozer ovos, aproveitando os seus nutrientes).
- Cultive plantas típicas da sua região, pois estão melhor adaptadas ao clima.
- Regue só quando for necessário; a instalação de sensores de humidade no solo ou o teste da pegada na relva (verificando se as folhas conseguem retornar à sua posição inicial - indicativo de que as necessidades de água estão a ser correctamente satisfeitas) são indicadores para se determinar esse momento.
- Cubra a terra do jardim ou dos vasos com casca de pinheiro ou outro material. Desta forma, diminui-se o contacto directo da luz solar com o solo e conserva-se a humidade da terra.
- Evite regar em dias de vento, de modo a minimizar as perdas por transporte e evaporação.
.
Na lavagem do automóvel:
- Prefira o balde e a esponja à mangueira.
- Caso utilize mangueira, escolha uma com dispositivos de controlo de caudal na extremidade, de modo a permitir o corte ou diminuição de caudal sem ter que se deslocar até à torneira. LAVAR O AUTOMÓVEL COM TORNEIRA À PRESSÃO DURANTE 20 MINUTOS GASTA CERCA DE 500 LITROS DE ÁGUA.
.
Na rua:
- Se detectar uma fuga de água na via pública, avise a Câmara Municipal ou outra entidade competente.
.
.
Actuação em crise (escassez de água):
Para além de reforçar as medidas anteriores, dever-se-á:
- Fechar ligeiramente as torneiras de segurança de sua casa, de modo a diminuir o caudal.
- Em caso de cortes no fornecimento de água, encher apenas os recipientes estritamente necessários para o seu consumo.
Reutilização: - Reutilize a água de outros usos para a sanita.
- No chuveiro, recolha a água fria corrente até chegar a água quente à torneira, para posterior rega de plantas ou limpeza.
- Utilize recipientes (alguidares) para lavagem de mãos ou vegetais e reutilize a água no autoclismo ou na rega, consoante o apropriado.
Durante uma seca:
- A qualidade da água pode deteriorar-se. Em caso de dúvida, ferva-a durante 10 minutos antes de a beber. A água é um legado precioso, é urgente reduzir o seu consumo e reutilizá-la sempre que possível. Poupe hoje para ter amanhã!É urgente saber poupar."

1 comentários:

Ana disse...

"Reduza a descarga do autoclismo, colocando uma garrafa de plástico cheia de água no depósito."

Só para clarificar esta questão - funciona, mas não é aconselhável. Pelos vistos, estraga os autoclismos. E, para mais, é uma medida inútil. Porquê? Não sei se alguma vez abriram um autoclismo para espreitarem como é o funcionamento daquilo. Caso o tenham feito, viram que ele tem lá um mecanismo para regular a quantidade de água necessária para ele se considerar "cheio". Portanto, basta utilizar essa pecinha do autoclismo para obter o mesmo efeito da garrafa, sem o estragar!

Boas poupanças a todos! :)