quinta-feira, 5 de junho de 2008

Cuscus

No outro dia comi cuscus e gostei. Pedi que me ensinassem, e lá o fizeram.
Animada, lá fui eu comprar cuscus ao supermercado, que no dia seguinte já estava nos pratos para ser comido. mas...eis que descubro: não sei preparar cuscus! é ridiculo, porque aparentemente aquilo é simples como tudo, mas aqui a je, tem serios problemas em atinar com as quantidades das coisas...que digam as minhas cobaias que tentaram todo tipo de esquemas para se esquivar do menu!
"hum, isto está bom, mas acho que prefiro comer o que a mãe fez"
"ah, eu nao gosto dessas coisas, nem vale a pena tentar"
"está bom" (com cara de quem nao queria que voltasse a repetir a experiencia..)

enfim, coisas do genero

hoje, lá repeti a experiência! dizem que só se aprende tentando (e eu ando nitidamente naquela aprendizagem da "tentativa erro" ou lá como se chama...).

O cuscus hoje ficou..hum..interessante...
Para terem a noçao, hoje tive uma dieta bastante light! eu e qualquer pessoa que ousasse comer o meu jantar...
Seja como for, estou a melhorar (é bom sinal nao é?)

Ps: aceitam-se conselhos de preparaçao de cuscus! ok, pedem-se desesperadamente conselhos :P Se nao tiverem conselhos para dar podem sempre se inscrever para a categoria de "cobaias suicidas", para o qual há sempre vagas disponíveis (não entendo porquê, se a comida até é de borla...)

7 comentários:

Ana disse...

:D:D

... Eu não te aconselho, porque duvido que os meus ficassem melhores. Mas a mim não me aflige - não é comida que aprecie!

Para todo o caso, boa sorte com isso! :D

Cuinou disse...

Fazer couscous n tem NADA que saber:

medes (por ex° para 2 pessoas) 150ml de àgua e 150 gr de coucous.

Numa taça pões o coucous e um colher de azeite, misturas e deixas repousar enqto deixas a água ferver com sal (mas MESMO a ferver).
Desligas o fogão (é importante :P) e pões o couscous na àgua. Tapas e esperas.
Qdo o couscous tiver molinho e tiver absorvido TODA a água tà feito!

O truque é por igual qdd de couscous e de àgua fazendo com q a àgua seja toda absorvida.

Unknown disse...

cá em casa tb somos fãs de couscous :) eu gosto de comer um estufado de legumes (pimentos, courgettes, cenouras, alho francês, etc.)

Tiago Lopes disse...

bem fazer couscous é como fazer arroz seco mas sem refogado...:)gostei do teu blog mas bem que podias meter mais receitas...olh este ano vou estagiar para o sheraton algarve ja la foste?
bem passa no meu e comenta tamem tens sempre o meu mail no meu blog se kiseres trokar ideias...beijo

caxemire disse...

a sério...eu não tenho nada contra a silverdrop na cozinha (excepto qd ela ker fazer arroz) até gosto da ideia...
mas o couscous...
acho k ta na altura de mudares de cobaias :)
o problema deve ser delas..(mts traumas ;P)

Sandra disse...

:) obg pela receita Di
na net encontro muita coisa, menos como fazer o cuscus simples. Vou tentar assim que ganhar coragem (e esquecer o paladar das vezes anteriores...)
O meu grande problema está na quantidade de azeite e de sal a colocar no cuscus...porque da primeira vez aquilo sabia a azeite, e da segunda sabia a sal puro...

Tiago, isso de ser como o arroz..é capaz de explicar o porquê de estar a correr mal ;)
Por mais receitas? vou pensar no assunto: se for de comida de verdade, confesso que experiencia não é la mt ... agora se forem meia dúzia de disparates: ui isso sei lolol


Caxemire: OBG pelo apoio... (para que não hajam dúvidas, estou a ser extremamente irónica!!)

eu vou aprender a fazer isto e vou convencer toda a malta de que isto é bom!!

Shaar disse...

A pensar que o protocolo de OSCozinha de preparação tinha ficado bem decorado... A repetir:

1 - O cozinheiro deverá sempre cumprimentar, apresentar-se e explicar às cobaias que receita irá realizar

2 - Embora cada um deva adoptar uma rotina no que respeita à culinária, é importante estar preparado para alterá-la caso as circunstâncias alimentares assim o exijam

3 - Adquira e prepare os ingredientes para a sua confecção. Necessitará de uma caixa de couscous, água, manteiga, azeite e sal. Da mesma maneira, prepare todos os utensílios a utilizar nomeadamente um tacho, um garfo, uma colher de sopa, uma colher de chá, um copo de medida e uma pequena taca de mistura. Deve utilizar ingredientes e utensílios de qualidade, já que o resultado final do protocolo não depende inteiramente da perícia do cozinheiro mas também da qualidade dos materiais empregados. De realçar que todo o procedimento deve ser acompanhado por uma segunda pessoa que saiba cozinhar e capaz de preparar uma refeição em caso do cozinheiro se esquecer de um dos passos do procedimento.

4 - Encha o copo de medida com couscous e anote a medida de couscous empregada em gramas. Verta o conteúdo para a taça de mistura. Utilize o copo de medida para obter uma medida equivalente de água em miligramas e verta-apara o tacho (exemplo 200mg de couscous para 200ml de água)

5 - Equacione segundo as seguintes directrizes:
A: 200mg de couscous requerem 1 colher de sopa de azeite
B: 200ml de água requerem 1 colher de chá de sal RASA. (NOTA: em dietas hipossalinas o sal pode ser removido da confecção de couscous). Em vez de sal pode utilizar um terço da quantidade indicada de glutamato de sódio.
Ajuste as proporções de acordo com a quantidade de couscous a confeccionar.

6 - Após a adição de sal, aqueça a água até esta ferver. Entretanto misture o couscous com o azeite na taça de mistura com a ajuda de um garfo até obter uma mistura homogeneizada. Quando a água estiver a ferver, apague o lume e verta a mistura couscous+azeite paradentro da água.

7 - Deixe repousar por dois a quatro minutos, deixando que o couscous absorva a água quente. Poderá observar 3 fases:

- Fase "nao está a acontecer nada" - fase inicial onde o preparado parece igual ao que estava na altura da mistura

- Fase "epá acho que está a funcionar" - fase intermediária em que o couscous aumenta de volume, absorvendo água e azeite

- Fase "que raio é isto?" - fase terminal do processo de absorção onde o couscous aprece uma massa uniforme de cor amarelada

8 - Após o tempo de espera, mexa o couscous com o auxilio de um garfo até o couscous ficar solto de novo.

9 - Com um novo garfo, proceda a uma primeira prova, caracterizando-a quanto à qualidade (bom/mau/vómito), textura (solto/semi-solto/com agregados/pasta/cimento), quantidade de sal (parece cortiça/essonso/equilibrado/salgado/pedra de sal) ou presença de outros sabores adventícios. Retfique a textura mexendo vigorosamente o couscous com um garfo ou caso esteja muito mal, repita o protocolo de couscous a partir do passo 3. NÃO retfique ainda o sal.

10 - Coloque 3 a 5 nozes pequenas de manteiga (cujo volume total não deve exceder uma colher de chá). Coloque-as no couscous, ligue o fogão com lume forte e durante um minuto mexa vigorosamente o couscous com um garfo sem deixar que pegue. Apague o lume após um minuto

11 - Proceda a uma segunda prova, utilizando um novo garfo. Descreva a amostra segundo os critérios anteriormente descritos. Retfique o sal, utilizando sempre sal fino. Conforme a qualidade da amostra com o segundo cozinheiro. Rejeite a prova de imediato caso o segundo cozinheiro a considere negativa, já que a sua opinião não conta para nada

12 - No final do procedimento deverá dizer que já terminou, troque impressões sobre os resultados obtidos e, caso não pretenda executar nenhum procedimento culinário, despeça-se cordialmente das suas cobaias

Eis como tornar uma receita simples em algo muito complicado. Faz-me lembrar um exame oral que fiz há pouco tempo...

Muito obrigado por aquela tarde de estudo animada, da qual resultou uma boa nota, graças a ti ;)

Beijinhos!