terça-feira, 10 de junho de 2008

Planos

Pergunto eu se vale pena estabelecer um plano. Um plano de estudo, um plano para organizar as minhas tarefas diárias, um plano em que uma boa noite de sono esteja incluída...será que vale a pena? Não faço a mínima ideia. Ou melhor: sei que não vale a pena. Pelo menos para mim.

Olhando para o passado vejo os mil planos traçados e sinceramente não me recordo de um único que tenha cumprido. O máximo que consegui fazer foi cumprir metade ou então ajustar o plano às inúmeras "falhas" que ia fazendo.

Enfim, se hoje me decidi a traçar um plano, decidi-me também de que esse plano terá de ser o mais realista possível, um que preveja todas as minhas faltas, falhas e teimosias. Só assim poderei ter algum sucesso.

E que plano será? novamente: nao sei. Acho que o facto de estar com a cabeça cheia de coisas inúteis com as quais perdi o dia inteiro (e não estava relacionado com a faculdade...o que torna o tempo gasto ainda mais inútil...) faz com que o meu estado de espírito não dê margem para ilusões ou ideias demasiado optimistas.

Vou parar, reflectir e...fazer um plano!

7 comentários:

Ana disse...

Todas essas lamúrias me são familiares - também eu faço planos à partida impossíveis, que acabo por não cumprir, e desperdiço depois tempo precioso a refazê-los à medida que os atrasos inevitáveis vão acontecendo.

Um dia decidi parar com os planos. Se não eram para ser cumpridos, mais valia não existirem... certo?

Errado. Sem planos, a coisa era ainda pior! Não tinha metas a atingir, portanto o trabalho transformava-se no "deixa andar".

Daí que, para mim, os planos impossíveis fazem muita falta. Ao menos o peso na consciência sempre se vai traduzindo nalgum trabalho, ainda que pouco!

Engraçado é ver que a grande maioria das pessoas que fazem planos diz exactamente o mesmo!! Portanto, não desesperes! :) É normal!

Boa sorte com isso **

sofia disse...

A ana tem toda a razão. Eu nunca na vida consegui cumprir um plano de estudo mas sempre que não fiz nenhum arrependi-me. Estes anos todos servem, não para atingirmos o plano de estudo perfeito, mas sim para conseguirmos aliar um plano de estudo razoavelmente bom a muuuuita tolerância à frustração que surge por não o conseguirmos cumprir.
Vai correr tudo bem :)

Sandra disse...

sinto-me convencida! :)
amanha fica traçado um novo plano, até pk preciso d aprender a lidar melhor com a frustraçao :)
agr: vou dormir...
Zzzzzzz ;)

***

caxemire disse...

eu espero ser a excepçao à regra :P

Sandra disse...

se para cada regra só existir uma excepçao, lamento informar: para esta já existe a excepção

Anônimo disse...

Na concepção de um plano, podemos prever variáveis ou constrangimentos mas nunca limitações... daí que um plano não seja rígido, mas precise de reavaliações constantes. Não digas que não consegues manter um plano... pois para atingires os objectivos inevitavelmente terás de reformula-lo.
Bjinho

caxemire disse...

pode ser uma gd excepçao ;P