domingo, 8 de junho de 2008

Cuscus: a receita!

Este post é obra de um amigo meu, e está tão mas tão giro que sou mesmo obrigada a postar individualmente. É principalmente para todos os que já passaram pelo OSCE de IC e para todos que como eu vivem a tormenta do "Como preparar cuscus simples?" .
é uma receita muito original de Cuscus simples, ou então de um protocolo de OSCE ;) depende do ponto de vista...
Ao autor, os meus agradecimentos: acho que com esta informação se eu não conseguir preparar cuscus é porque não nasci para a cozinha!

" OSCozinha
1 - O cozinheiro deverá sempre cumprimentar, apresentar-se e explicar às cobaias que receita irá realizar

2 - Embora cada um deva adoptar uma rotina no que respeita à culinária, é importante estar preparado para alterá-la caso as circunstâncias alimentares assim o exijam

3 - Adquira e prepare os ingredientes para a sua confecção. Necessitará de uma caixa de couscous, água, manteiga, azeite e sal. Da mesma maneira, prepare todos os utensílios a utilizar nomeadamente um tacho, um garfo, uma colher de sopa, uma colher de chá, um copo de medida e uma pequena taca de mistura. Deve utilizar ingredientes e utensílios de qualidade, já que o resultado final do protocolo não depende inteiramente da perícia do cozinheiro mas também da qualidade dos materiais empregados. De realçar que todo o procedimento deve ser acompanhado por uma segunda pessoa que saiba cozinhar e capaz de preparar uma refeição em caso do cozinheiro se esquecer de um dos passos do procedimento.

4 - Encha o copo de medida com couscous e anote a medida de couscous empregada em gramas. Verta o conteúdo para a taça de mistura. Utilize o copo de medida para obter uma medida equivalente de água em miligramas e verta-apara o tacho (exemplo 200mg de couscous para 200ml de água)

5 - Equacione segundo as seguintes directrizes:
A: 200mg de couscous requerem 1 colher de sopa de azeite
B: 200ml de água requerem 1 colher de chá de sal RASA. (NOTA: em dietas hipossalinas o sal pode ser removido da confecção de couscous). Em vez de sal pode utilizar um terço da quantidade indicada de glutamato de sódio.
Ajuste as proporções de acordo com a quantidade de couscous a confeccionar.

6 - Após a adição de sal, aqueça a água até esta ferver. Entretanto misture o couscous com o azeite na taça de mistura com a ajuda de um garfo até obter uma mistura homogeneizada. Quando a água estiver a ferver, apague o lume e verta a mistura couscous+azeite paradentro da água.

7 - Deixe repousar por dois a quatro minutos, deixando que o couscous absorva a água quente. Poderá observar 3 fases:

- Fase "nao está a acontecer nada" - fase inicial onde o preparado parece igual ao que estava na altura da mistura

- Fase "epá acho que está a funcionar" - fase intermediária em que o couscous aumenta de volume, absorvendo água e azeite

- Fase "que raio é isto?" - fase terminal do processo de absorção onde o couscous aprece uma massa uniforme de cor amarelada

8 - Após o tempo de espera, mexa o couscous com o auxilio de um garfo até o couscous ficar solto de novo.

9 - Com um novo garfo, proceda a uma primeira prova, caracterizando-a quanto à qualidade (bom/mau/vómito), textura (solto/semi-solto/com agregados/pasta/cimento), quantidade de sal (parece cortiça/essonso/equilibrado/salgado/pedra de sal) ou presença de outros sabores adventícios. Retfique a textura mexendo vigorosamente o couscous com um garfo ou caso esteja muito mal, repita o protocolo de couscous a partir do passo 3. NÃO retfique ainda o sal.

10 - Coloque 3 a 5 nozes pequenas de manteiga (cujo volume total não deve exceder uma colher de chá). Coloque-as no couscous, ligue o fogão com lume forte e durante um minuto mexa vigorosamente o couscous com um garfo sem deixar que pegue. Apague o lume após um minuto

11 - Proceda a uma segunda prova, utilizando um novo garfo. Descreva a amostra segundo os critérios anteriormente descritos. Retfique o sal, utilizando sempre sal fino. Conforme a qualidade da amostra com o segundo cozinheiro. Rejeite a prova de imediato caso o segundo cozinheiro a considere negativa, já que a sua opinião não conta para nada

12 - No final do procedimento deverá dizer que já terminou, troque impressões sobre os resultados obtidos e, caso não pretenda executar nenhum procedimento culinário, despeça-se cordialmente das suas cobaias"
by Francisco Coelho

Digam lá se não está engraçado?

1 comentários:

caxemire disse...

ta mt giro mesmo :)