segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Estudar em casa...

Hoje decidi que iria ficar a estudar em casa. Parece bem não parece? Casa vazia, só eu e os passarinhos a chilrear lá fora, ah, e o meu Lord (mas ele hoje não quer saber de mim, por isso para a estatística hoje só mesmo os passarinhos fazem companhia).

Acordei cedito e pensei: mas que belo dia! Sinto-me motivada! Isto hoje vai render!

(qual render qual quê...devia era ainda estar a sonhar...)

Animada lá me sentei na secretária (porque uma secretária não serve só para dormir...), liguei o computador e peguei na minha super caneta, pronta para QCAMP8~1escrever até não poder mais!!

Uma hora depois (pag.3/38), duas horas depois (7/38), três horas depois (11/38)...bem, digamos que a este ritmo amanhã acabo de ler esta aula...Obviamente que não estive sempre a ler (claro que não..estive a anhar, a olhar po dia de ontem, a pensar no dia de amanhã, a comer o segundo e terceiro pequeno almoço, a instalar coisas que não devia, a florear as margens dos meus apontamentos, a enviar sms's de desespero a quem desespera do outro lado do rio, a blogar, a crashar o computador (fiz qualquer coisita que não devia..) e a escrever este lindíssimo post!)

 

Engraçado como mudamos. Antes, há uns largos anos,   estudar era coisa para se fazer em casa, sentadinha na minha secretária, no meu cantinho. Estudar em bibliotecas era naquela "fazia-se" mas não era onde o estudo rendia mais. Agora não...

Algures a minha cabeça deve ter feito um crash qualquer porque estudar em casa é quase inconcebível. [Ok, é possível, mas requer aquele stress ultra stressante do "oh não, o exame é já amanhã!". Ora nem todos os dias esse stress anda por aí (uff!! ainda bem, porque esse stress dá comigo em doida!)...] Mas como dizia, agora estudar é uma actividade tão má que só é possível numa biblioteca.

Será pelo ambiente que lá existe (vemos tanta gente a estudar que acabamos por querer estudar também?) , serão os livros (esta hipótese é demasiado estúpida...), serão os nossos amigos ( aquela cena de querermos fazer parte de um grupo e que por isso adoptamos a mesma postura que outros elementos do grupo...eles estudam, eu também estudo..?), será que é a senhora da biblioteca (Shh!! --> e como nao podemos falar , santo remédio, lá fazemos a única coisa que ela nos deixa fazer: estudar... ?), será..será..??

Bem, cá por mim acho que tem muito a ver com o facto de na biblioteca não ter à mão de semear todas as coisas que me distraem em casa,e pela dificuldade imposta pela presença dos outros em me levantar de 5 em 5 minutos. Lá, levanto-me umas 3 vezes no maximo numa tarde, em casa...ui..só hoje em 3 horas acho que já perdi a conta... Enfim...

(...)

Credo! já é quase meio dia!!! oh não!!  Uma pessoa começa a blogar e depois quando dá por si é isto!!! Toca a estudar Silverdrop!!! (doenças inflamatorias intestinais..ui , coisa linda...)

3 comentários:

Ana disse...

Eu acho que o problema é a quantidade e densidade da matéria. Antigamente, era tudo matéria em doses qb, e que a gente percebia pelo menos 99% (sendo preciso decorar uns 15-20%, apenas). Daí antigamente conseguirmos estudar em casa, e mantermo-nos motivadas - estudávamos e obtinhamo0s resultados.

Agora, o estudo é outro. São quantidades industriais de matéria, a gente percebe apenas uns 10%, e ternta empinar 99,99%, sendo sabido à partida que se conseguirmos 50% já vamos com muita sorte.

Ora, sendo isto altamente desesperante e desmotivador, é preciso ter suporte de quem enfrenta dramas semelhantes ao nosso. Daí a biblioteca funcionar.

ISto é a minha teoria. :) Boa sorte com isso! **

Jotomicron disse...

A arte de estudar! Deviam ensinar-nos, desde pequenos, as técncias, as formas, a perfeita harmonia que pode ser atingida entre um molho de papéis e uma cabeça aluada!

Mas cada estuda de forma diferente, não é? Acho que é por isso que aulas dessas não funcionariam lá muito bem!

Sandra disse...

és capaz de ter razão...uma pessoa precisa dos dramas dos outros para sobreviver..

como é que tu podes ter saudades de estudar!? hum ana!?

joto, sabes, nem teria sido mt má ideia...um pouco de método nao m fazia la mt mal...