sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Sono, cafeína e internet

Por algum motivo comigo João Pestana só trabalha de dia...são 3 da tarde e estou cheiaaaa de sono....cheia mesmo, com uma vontade doida de ir tomar um café na esperança de sentir energia a fluir para dentro da minha cabeça.
Bem, como ando meio coxa, sou obrigada a repensar mil vezes as minhas vontades pois tomar um café implica descer escadas, e descer escadas implica mt tempo, muito tempo esse longe do meu quarto quente...conclusão fui procurar outros métodos para despertar.
1- ver emails -> nao é entusiasmante receber mails do mesquita a falar de medicina..principalmente quando estou em cirurgia...(ou será por serem do mesquita? hum...nao sei...)
2- Ir aos blogs - por acaso hoje ate tinha umas coisitas para ler e comentar..por acaso... (sim , existe aqui uma reclamação nas entrelinhas...)
3- yahoo answers....hoje nao estava la muito motivada...bem, sempre deu para 3 pontitos lol
4- fui ao site da faculdade (fazer o quê? boa pergunta...)
4 - pesquisas malucas na internet...fazer uso do google para um delírio qualquer. como na cabeça a palavra de ordem é cafeína foi mesmo sobre ela que fiz uma pequenita pesquisa:
.
(as desculpas do mau português do texto..é brazuca...)
"É compreensível por que o corpo aprecia a cafeína, especialmente se você não deve dormir e precisar ficar em atividade:
-->a cafeína bloqueia a recepção da adenosina e então você se sente alerta;
-->ela provoca injeção de adrenalina no sistema para te dar força;
-->e também manipula a produção de dopamina para que você se sinta bem.
.
O problema com a cafeína são os efeitos a longo prazo. Por exemplo, quando a adrenalina se acabar, você sentirá fadiga e depressão. Então o que você vai fazer? Vai tomar mais cafeína para que a adrenalina volte. Como você pode imaginar, manter seu corpo em um estado de emergência o dia todo não é muito saudável, e pode fazer com que você fique nervoso e irritado.
O maior problema a longo prazo é o efeito que a cafeína tem no sono. A recepção de adenosina é importante para o sono, especialmente para o sono profundo. A meia-vida da cafeína em seu corpo é cerca de seis horas. Isso quer dizer que se você consome uma xícara grande de café com 200 mg de cafeína às 3 da tarde, então às 9 da noite ainda há cerca de 100 mg de cafeína em seu organismo. Você pode conseguir dormir, mas seu corpo vai provavelmente sentir falta dos benefícios do sono profundo. Este déficit se acumula rapidamente. No dia seguinte você se sente pior, então precisa de cafeína assim que sai da cama. O ciclo continua a cada dia. "

Bem, acho que não tenho mais nenhum disparate para ver/ fazer no computador..vou estudar. Não apetece, mas tem de ser!

4 comentários:

Jotomicron disse...

Hem-hem… reclamações entrelinhas não são válidas, uma vez que já disseste que (e passo a citar) eu dou para bloguista.

Em relação à “amiga” cafeína, é por essas razões que eu abdico dela. (E mesmo assim tenho horários de sono desregulados, portanto n sei se a cafeína me faria mal! Mas pronto) =P

Sandra disse...

não mencionei nomes....

Ana disse...

enquanto você andou a aprender sobre a carfeína, eu andei a fazer uso dela... e a aprender a prescrever! Bendita cafeína! ;)

Sandra disse...

é por isso k existe uma maquina de café a cada esquina do hospital...